domingo, 25 de agosto de 2013

projetoeas.blogspot.com.br por um futuro melhor e sustentável

Projeto EAS poderá ajudar com o consumo consciente contribuindo com a preservação ambiental e geração de energia elétrica sustentável
 .
Compartilhamentos ...


CONSUMO CONSCIENTE

 

Consumo excede o orçamento do planeta para 2013

Ujatoba_planeta
Estamos no vermelho com o meio ambiente desde o último dia 20 de agosto. Isso significa que a humanidade esgotou o orçamento da natureza para este ano, segundo dados da Global Footprint Network – GFN (Rede Global da Pegada Ecológica), instituição internacional parceira da rede WWF. O chamado Overshoot Day (Dia da Sobrecarga da Terra)  é a data aproximada em que a demanda anual da humanidade sobre a natureza ultrapassa a capacidade de renovação possível. Para isso, a GFN faz o rastreamento do que a humanidade demanda em termos de recursos naturais, ou seja, a Pegada Ecológica, e a compara com a capacidade de reposição desses recursos pela natureza e de absorção de resíduos.
À medida que aumenta nosso consumo, cresce o débito ecológico, traduzido na redução de florestas, perda da biodiversidade, colapso dos recursos pesqueiros, escassez de alimentos, diminuição da produtividade do solo e acúmulo de gás carbônico na atmosfera. Tudo isso não apenas sobrecarrega a capacidade de recuperação e manutenção do meio ambiente, como também debilita nossa própria economia. “O enfrentamento de tais restrições impacta diretamente as pessoas. As populações de baixa renda têm dificuldade em competir por recursos com o restante do mundo,” afirma Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network e co-criador da Pegada Ecológica.
Hoje somos 7,2 bilhões de pessoas e, se a população ainda está crescendo, as tecnologias da informação e de transporte permitem multiplicar a economia mundial num ritmo ainda mais acelerado. Apesar disso, em muitos casos, as restrições legais e os cuidados ambientais são vistos como obstáculos ao crescimento econômico, ainda traduzido diretamente em desenvolvimento social e progresso. “Para assegurar um futuro limpo e saudável para nossos filhos, é preciso preservar o capital natural que nos resta e cuidar melhor do planeta que chamamos de lar”, afirma Jim Leape, Diretor Geral da Rede WWF.
Pegada Ecológica 
A WWF-Brasil iniciou, em 2010, um trabalho pioneiro no Brasil, em parceria com a GFN, prefeitura de Campo Grande (MS) e parceiros locais. Realizou o cálculo da Pegada Ecológica da capital sul-mato-grossense, primeira cidade brasileira a fazer esse cálculo e, em 2011, do estado e da capital de São Paulo. De acordo com a Secretária Geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, cidadãos e governos têm papel fundamental na redução dos impactos do consumo sobre os recursos naturais do planeta. “Políticas públicas voltadas para esse fim, como a oferta de um transporte público de qualidade e menos poluente, construção de ciclovias, e o estímulo ao consumo responsável, por exemplo, são essenciais para reduzir a Pegada Ecológica. E este é um papel dos governos”, ressalta. Já os cidadãos, na opinião de Maria Cecília, devem cobrar dos governos e dos políticos a criação e aplicação de politicas deste tipo. “Mas enquanto elas não existem, nós podemos fazer nossas escolhas lembrando que nosso planeta é finito, como é a nossa conta no banco”, afirma.
Para saber mais sobre a Pegada Ecológica, clique aqui e repense.
 
Comente aqui
 *
Um Comentário
  1. ricardo ferreira camargo
    muito importante essa materia .parabens .
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário