domingo, 18 de novembro de 2018

Equipes realizam trabalho de sustentação do viaduto da Marginal Pinheiros que cedeu

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Fonte de informação
G1 globo.com

SÃO PAULO
Por Filipe Gonçalves, TV Globo e G1 SP — São Paulo
 

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Técnicos devem fazer nova medição em viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros
Os trabalhos de sustentação da estrutura de concreto do viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros e corre risco de desabar continuaram sendo realizados por equipes durante toda a madrugada deste domingo (18) na Zona Oeste de São Paulo. O local está interditado por tempo indeterminado.
Parte do viaduto cedeu dois metrôs na madrugada da última quinta-feira (15) deixando um degrau na via. Cinco veículos ficaram danificados por causa do desnível. Apenas um dos ocupantes dos veículos teve escoriações. O viaduto está localizado na pista expressa da Marginal Pinheiros, no sentido da rodovia Castello Branco, em frente ao Parque Villa-Lobos.
Placas de neoprene que ficam abaixo da pista do viaduto deveriam ser maiores na estrutura que cedeu na Marginal Pinheiros — Foto: Reprodução/TV GloboPlacas de neoprene que ficam abaixo da pista do viaduto deveriam ser maiores na estrutura que cedeu na Marginal Pinheiros — Foto: Reprodução/TV Globo
Placas de neoprene que ficam abaixo da pista do viaduto deveriam ser maiores na estrutura que cedeu na Marginal Pinheiros — Foto: Reprodução/TV Globo
Equipes técnicas monitoram o viaduto que cedeu durante 24 horas por dia pois existe o risco de que ele possa desabar. A Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) interrompeu a circulação de trens entre as estações Pinheiros e Ceasa por causa do risco de desabamento. A interrupção teve início na última sexta-feira (16) e não tem prazo para abertura das estações Cidade-Universitária e Villa-Lobos/Jaguaré, que foram fechadas.
Nesta madrugada, funcionários trabalharam na parte de baixo do viaduto fazendo o escoramento do local.
Na parte de cima do viaduto, onde foram colocados tapumes e bloqueios para evitar a aproximação de carros e pessoas, ficaram equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e Polícia Militar (PM).
Como um trecho de 20 quilômetros da pista expressa da Marginal Pinheiros está interditado, o tráfego de veículos permanece liberado apenas na pista local da via, no sentido à Rodovia Castelo Branco. No fim da noite deste sábado (17), o fluxo foi mais intenso.
Viaduto na Marginal Pinheiros é pichado — Foto: TV Globo/ReproduçãoViaduto na Marginal Pinheiros é pichado — Foto: TV Globo/Reprodução
Viaduto na Marginal Pinheiros é pichado — Foto: TV Globo/Reprodução

Perícia

Técnicos ainda apuram o que fez o viaduto da Marginal Pinheiros ceder. Mas as primeiras análises do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Técnico-Científica sugerem um problema nos chamados travesseiros ou colchões de neoprene, que tem função semelhante a de um "amortecimento" para a estrutura de concreto de viadutos.
O material é super resistente, pode durar até cem anos se tiver boa manutenção. Mas no caso do viaduto que cedeu na Marginal Pinheiro, o travesseiro deveria ter uma espessura bem maior.
É o que avalia o engenheiro Catão Francisco Ribeiro, que já projetou mais de quatro mil pontes, entre elas a Estaiada.
“O aparelho de apoio já estava inoperante, estava comprometido pela durabilidade porque ele era muito baixinho para a deformação que ele tinha que suportar. Então ele foi subdimensionado. Quando o projeto foi concebido com neoprene muito baixo, ele teria que ser bem mais alto para suportar a deformação”, disse o engenheiro Ribeiro.
Sistema de amortecimento feito de neoprene deveria ser maior, apontam peritos em engenharia — Foto: Reprodução/TV GloboSistema de amortecimento feito de neoprene deveria ser maior, apontam peritos em engenharia — Foto: Reprodução/TV Globo
Sistema de amortecimento feito de neoprene deveria ser maior, apontam peritos em engenharia — Foto: Reprodução/TV Globo
Encontramos um amortecimento semelhante em uma ponte no Rodoanel. Os travesseiros costumam ficar escondidos em frestas com em uma ponte na via. Parecem só um detalhe perto da imensidão de um viaduto, mas são essas peças que ajudam a dar estabilidade às estruturas de concreto.
E o nome traduz bem as várias funções que elas têm: amortecer a vibração provocada pela passagem dos carros, suportar a dilatação e a contração natural do concreto e ainda evitar o contato direto das estruturas de concreto.
O engenheiro diz ainda que os pilares que sustentam o viaduto tinham que ser maiores para apoiar melhor a pista, que ele chama de superestrutura.
“Nessa circunstância que o pilar é pequeno é que a parte da superestrutura sai de cima do pilar ou fica bem na quina. Você tem uma situação em que você está com a superestrutura aqui, o pilar está aqui e ela fica na quina, quebra e cai”, disse Ribeiro.
Mapa de trecho da Marginal Pinheiros com rodízio suspenso após viaduto ceder  — Foto: Igor Estrella/G1 Mapa de trecho da Marginal Pinheiros com rodízio suspenso após viaduto ceder  — Foto: Igor Estrella/G1
Mapa de trecho da Marginal Pinheiros com rodízio suspenso após viaduto ceder — Foto: Igor Estrella/G1
Equipes técnicas instalaram escada para trabalhar no viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros — Foto: Lívia Machado/G1Equipes técnicas instalaram escada para trabalhar no viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros — Foto: Lívia Machado/G1
Equipes técnicas instalaram escada para trabalhar no viaduto que cedeu na Marginal Pinheiros — Foto: Lívia Machado/G1
Em outro trecho da pista foram colocados tapumes de madeira; viaduto da Marginal Pinheiros cedeu — Foto: Livia Machado/G1Em outro trecho da pista foram colocados tapumes de madeira; viaduto da Marginal Pinheiros cedeu — Foto: Livia Machado/G1
Em outro trecho da pista foram colocados tapumes de madeira; viaduto da Marginal Pinheiros cedeu — Foto: Livia Machado/G1
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