2016 BRASIL NO SEU DIA A DIA ACORDA BRASIL MUDA ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .
ACORDA BRASIL MUDA ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .
COMPARTILHANDO COM TODOS OS AMIGOS .
Compartilhando .
GI E RBS TV .
Temporal e vento de 120km/h deixam 328 mil sem luz em Porto Alegre
Ventania assustou a população da capital na noite desta sexta (29).
Árvores bloqueiam as ruas e estruturas foram destruídas com o vento.
A população de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, acordou em um cenário devastador na noite desta sexta (29). Após uma ventania de quase 120km/h afetar a cidade, dezenas de árvores foram derrubadas, bloqueando ruas e estruturas de casas, prédios residencias e comerciais foram levadas pelo vento. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) registra 328 mil clientes sem luz, sendo Centro, Menino Deus, Bom Fim e Cidade Baixa os bairros mais afetados.
A companhia diz que a subestação responsável pelo fornecimento de energia a estas regiões foi atingida por objetos arremessados pelo forte vento durante a chuva. Não há previsão de retorno da energia.
GALERIA DE FOTOS: Temporal devasta ruas de Porto Alegre
GALERIA DE FOTOS: Temporal devasta ruas de Porto Alegre
De acordo com o Metroclima, sistema de meteorologia da prefeitura, a ventania chegou a 119,5 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do bairro Jardim Botânico. A chuva cancelou o evento de carnaval Descida da Borges, no Centro, onde pelo menos cinco postes de energia foram derrubados pela ventania.
O Hospital de Pronto Socorro atende cerca de cem pacientes que foram atingidos por destroços de estruturas derrubadas pela ventania.
Teto de shopping desaba com força do vento em Porto Alegre; veja vídeo
Internauta registrou o momento em que teto de vidro estoura com o vento.
Funcionários tiveram ferimentos leves e local não abriu neste sábado (30).
A força do vento que atingiu várias regiões de Porto Alegre na noite desta sexta-feira (29)destruiu o teto e as portas do shopping Praia de Belas, localizado no bairro de mesmo nome. Uma pessoa conseguiu fazer imagens do momento da explosão causada pelo vendaval nos vidros do prédio. Funcionários ficaram feridos, mas sem gravidade e foram liberados após atendimento.
Em comunicado nas redes sociais, o shopping , um dos principais da capital gaúcha, informou que não será possível abrir neste sábado (30) devido aos estragos causados pelo vendaval.
São 210 mil clientes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) sem luz. O vice-prefeito Sebastião Melo estuda medidas junto aos secretários municipais para intensificar a recuperação da cidade.
São 210 mil clientes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) sem luz. O vice-prefeito Sebastião Melo estuda medidas junto aos secretários municipais para intensificar a recuperação da cidade.
Um dia após causar estragos em Porto Alegre, chuva deve voltar ao RS
Região Metropolitana, Litoral, Serra, Norte e Oeste devem ter temporais.
No domingo, o risco de chuva forte ficará restrito ao Norte do estado.
A chuva que causou estragos em Porto Alegre acompanhada de um vendaval de quase 120 km/h deverá voltar a atingir parte do estado ainda neste sábado (30). A previsão do tempo aponta que a Região Metropolitana, o Litoral Norte, a Serra, o Norte e o Oeste do estado deverão ter temporais com ventanias de até 70 km/h.
No domingo (31), a frente fria que provocou a chuva deve permanecer atuando no estado, e o risco de chuva forte ficará restrito ao Norte do estado. As demais regiões deverão ter pancadas de chuva durante o dia.
Na noite desta sexta (29), a capital foi afetada por um forte temporal, que derrubou parte dos telhados de dois centros de compras e de pelo menos um posto de combustível na Região Central, além de destelhar residências e derrubar árvores em várias localidades. No dia seguinte, a prefeitura definiu ações de recuperação.
De acordo com o Metroclima, sistema de meteorologia da prefeitura, a ventania chegou a 119,5 km/h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do bairro Jardim Botânico. O meteorologista Cléo Kuhn explicou que o temporal foi causado pelo encontro da frente fria que originou a chuva com uma massa de ar quente, o que ocasionou a formação de nuvens que se aproximaram do solo. Ele vê "grande possibilidade" de que a cidade tenha sido atingida por um tornado.
"A gente vê materiais retorcidos em tudo quanto é canto, e os materiais ficam retorcidos porque o vento gira. O que vai determinar se foi um tornado é a avaliação dos estragos, o jeito que as árvores quebram", explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário