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Empresa de seguros no Japão substitui 34 funcionários por sistema de inteligência artificial
Para instalar o sistema de inteligência artificial, empresa investir aproximadamente R$ 5,53 milhões
05/01/2017 - 12H56 - ATUALIZADA ÀS 12H56 - POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE
A empresa japonesa Fukoku Mutual Life Insurance pretende reduzir em 30% sua folha de pagamento, após adotar o sistema de inteligência artificial da IBM, Watson. De acordo com o jornal japonês Mainichi Shimbun, a empresa irá introduzir o sistema baseado na tecnologia da IBM em janeiro deste ano.
SAIBA MAIS
A Fukoku Mutual já começou a reduzir o departamento de pagamentos, que em março de 2015 contava com 131 funcionários. A expectativa é de que, ao todo, 34 trabalhadores serão considerados “redundantes” e dispensados até março de 2017. A empresa pretende esperar o vencimento de contratos com funcionários e não irá renová-los ou procurar substitutos.
A companhia de seguros investiu aproximadamente 200 milhões de ienes (cerca de R$ 5,53 milhões) para instalar o sistema de inteligência artificial, e sua manutenção deve custar cerca de 15 milhões de ienes (aproximadamente R$ 414,65 mil) anualmente. A economia com a redução do quadro de funcionários, por outro lado, deve ser de 140 milhões de ienes (R$ 3,87 milhões) por ano.
Watson é uma tecnologia cognitiva que, segundo a IBM, “pode pensar como um humano” e “analisar e interpretar dados, incluindo textos desestruturados, imagens, áudio e vídeo”. Na Fukoku Mutual, o sistema terá de ler certificados médicos escritos e outros documentos – como histórico médico, duração de internações e procedimentos cirúrgicos – com o objetivo de coletar as informações necessárias para fazer os pagamentos.
Além de realizar os pagamentos, o sistema também fará a checagem dos casos de clientes e compará-los com os contratos de seguros. Assim, a empresa espera encontrar cláusulas especiais e evitar pagamentos indevidos.
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