terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Número de bicicletas ultrapassa o de carros em Copenhague

ORDEM E PROGRESSO .

Resultado de imagem para bandeira do brasil
                                                                                     
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .

BRASIL NO SEU DIA A DIA .

Projetos EAS precisa com urgência parcerias ou sócio investidor para todos os projetos e poderá ser  você .

BRASIL NO SEU DIA A DIA compartilhando com todos os amigos ..

Projetos EAS geração de energia elétrica auto sustentável .
Único no mundo .
POA RGS Brasil 

QUER GANHAR MUITO DINHEIRO SEJA UM INVESTIDOR DOS PROJETOS EAS .

Fonte de informação .

CONEXÃO PLANETA

Número de bicicletas ultrapassa o de carros em Copenhague

Número de bicicletas ultrapassa o de carros em Copenhague
Pela primeira vez, desde que, em 1970, a capital da Dinamarca começou a fazer um censo sobre a quantidade de bicicletas andando pela cidade, o número de magrelas superou o de veículos.
Em 2015, 35 mil bicicletas foram incorporadas à frota de duas rodas de Copenhague, chegando a um total de 265 mil contra 252 mil carros. O censo, realizado a cada dois anos, conta agora com uma nova tecnologia: 20 sensores instalados na cidade para monitorar o tráfego de bikes.
Não é só a paixão dos dinamarqueses pela bicicleta que faz a capital do país ser um paraíso para os ciclistas e estar sempre no ranking das melhores cidades do mundo para pedalar. A prefeitura investe seriamente em infraestrutura para estimular ainda mais o uso deste tipo de transporte. Nos últimos dez anos, 134 milhões de euros foram usados para a realização de obras em ciclovias e pontes, já que Copenhague é cortada por muitos canais.
Em março deste ano, a administração local anunciou a instalação  de 380 semáforos inteligentes para melhorar o fluxo de bicicletas e ônibus na cidade, como mostramos neste outro post. A iniciativa, parte do Transport Systems Action Plan, tinha como estratégia aumentar a porcentagem de ciclistas e reduzir o tempo de jornada dos mesmos, ou seja, dar mais velocidade às bikes, o que parece que está dando certo.
E o governo não trabalha sozinho. Os dinamarqueses são convidados a participar das decisões de planejamento urbano. Em outubro, por exemplo, 10 mil pessoas deram suas sugestões, numa pesquisa online, para ajudar a identificar áreas em que as ciclovias faltavam, eram muito estreitas ou congestionadas. As informações vão auxiliar na elaboração de um plano diretor para bicicletas, o Cycle Track Priority Plan, a ser colocado em prática entre  2017 e 2025.
Apenas 25% das pessoas que vivem em Copenhague têm carro. Em pesquisa realizada com a população, 56% dos entrevistados disseram que preferem andar de bicicleta para chegar às suas atividades diárias, 20% afirmaram que escolhem o transporte público e somente 14% utilizam o carro.
Com cada vez mais pessoas escolhendo o centro para morar, de 2000 para cá a população vivendo nesta região passou de 600 mil para 715 mil, a bicicleta se torna, evidentemente, a maneira mais fácil e econômica de se locomover.
Nas últimas duas décadas, o número de ciclistas na capital cresceu impressionantes 68%. Especialistas acreditam, entretanto, que em 2019, quando forem inauguradas 17 novas estações de metrô em Copenhague, muitas pessoas optem pelo transporte público no lugar da bike.
numero-bicicletas-ultrapassa-carros-copenhague-conexao-planeta

Foto: Tony Webster/Creative Commons/Flickr (abre) e gráfico Copenhagenize Design Co. 
Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante seis anos. Entre 2007 e 2011, morou em Zurique, na Suíça, de onde colaborou para diversas publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Info, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente. Atualmente vive em Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário