terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Saiba quem poderá sacar o dinheiro do FGTS

ORDEM E PROGRESSO .

Resultado de imagem para bandeira do brasil
                                                                                     
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .

BRASIL NO SEU DIA A DIA .

Projetos EAS precisa com urgência parcerias ou sócio investidor para todos os projetos e poderá ser  você .

Compartilhando com todos os amigos.

Fonte de informação .

G1 globo.com

ÉPOCA NEGÓCIOS

Saiba quem poderá sacar o dinheiro do FGTS

Veja o que muda com o anúncio do governo e
como consultar o saldo de suas contas
23/12/2016 - 19H40 - ATUALIZADA ÀS 19H42 - POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE
FGTS ; PIS ;  (Foto: Reprodução/Facebook)
O governo do presidente Michel Temer anunciou na quinta-feira (22/12) que permitirá que os trabalhadores saquem todo o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de contas inativas há um ano. Nesta sexta-feira, o governo publicou a regra, por meio de Medida Provisória, no Diário Oficial da União. Cerca de 10 milhões de brasileiros poderão se beneficiar da medida. Com isso, o governo estima uma injeção de R$ 30 bilhões na economia.
Caixa, gestora do FGTS, anunciou que irá divulgar um cronograma para os saques até o início de fevereiro de 2017. Mas, se você se encaixa nesse perfil, já pode tirar algumas dúvidas.
Quem pode sacar?
A Medida Provisória publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (23/12) permite o saque de contas inativas há um ano, relacionadas a contratos encerrados até 31 de dezembro de 2015. São consideradas contas inativas aquelas nas quais não há mais depósitos sendo realizados. Isso ocorre quando o trabalhador pede demissão de uma empresa. 
Há algum limite?
Não. O governo autorizou o saque de todos os recursos que estão disponíveis em contas inativas há mais de um ano. O trabalhador poderá escolher se quer sacar todo o dinheiro ou apenas uma parte.
Como consultar o saldo das contas?
O trabalhador recebe bimestralmente o extrato das contas em papel na sua residência, mas há algumas outras opções.
É possível consultar o saldo pela internet, pelo site da Caixa. Lá, será preciso informar o número do PIS/PASEP (presente na carteira de trabalho, no Cartão PIS/PASEP ou no cartão cidadão). O trabalhador irá preencher uma ficha cadastral e criar uma senha. Feito isso, é possível consultar o saldo e as movimentações de todas as contas do FGTS em seu nome.
Também é possível acessar o saldo pelo aplicativo da Caixa chamado FGTS. Quem tem o cartão cidadão pode ver o saldo diretamente nos caixas eletrônicos.
Como fazer o saque?
O governo não divulgou ainda as regras para o saque das contas inativas, com contratos encerrados até 31 de dezembro de 2015.
Atualmente, para solicitar a retirada do dinheiro do FGTS em conta inativa, o trabalhador deve apresentar numa agência da Caixa a carteira de trabalho, um documento de identificação e o número de inscrição no PIS/PASEP. 
Para solicitar saque de valor igual ou inferior a R$ 1.500, profissionais que possuem o cartão cidadão e senha cadastrada podem ir a uma unidade lotérica, Correspondentes Caixa Aqui e postos de atendimento eletrônico. Quem não tem o cartão cidadão deve ir a qualquer agência da Caixa.
TAGS
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário