BOM DIA PARA TODOS OS AMIGOS 2016 BRASIL NO SEU DIA A DIA 24 OPERAÇÃO LAVA JATO .
COMPARTILHANDO COM TODOS OS AMIGO .
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS ...
A Operação Lava Jato esta trazendo esperança para os Brasileiros de um pais melhor com menos corrupção e que as leis Brasileiras existes e são para todos .
Bom dia compartilhando com todos os amigos .
Pergunta que não quer calar .
Irão devolver algum dinheiro para a Petrobras ...
Pergunta que não quer calar .
Irão devolver algum dinheiro para a Petrobras ...
Marco Antonio Marques
Compartilhada publicamente - 07:06
1
FONTE DE INFORMAÇÃO ...
G1 HORA 1 globo.com ...
Justiça condena Marcelo Odebrecht em um dos processos da Lava Jato
Odebrecht está afastado da presidência da maior empreiteira do Brasil.
Ele recebeu a sentença de 19 anos e 4 meses de prisão.
O maior empreiteiro do país foi condenado a mais de 19 anos de prisão, o juiz Sérgio Moro entendeu que Marcelo Odebrecht está envolvido na roubalheira da Petrobras. Outros quatro executivos também foram condenados neste processo da Lava Jato.
O ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, foi condenado pelos crimes de corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
De acordo com o juiz Sérgio Moro, ele orientou o pagamento de propina a dirigentes da Petrobras em contratos nas refinarias Presidente Vargas, Abreu e Lima e Comperj. Também houve, segundo o juiz, pagamento de propina em um contrato da Petrobras com a Braskem para o fornecimento de nafta. O valor total chegou a R$ 108 milhões e mais US$ 35 milhões.
Segundo o juiz, as propinas foram pagas por meio de operações milionárias, estruturadas com requinte, e só poderiam ter sido realizadas por pessoas com controle sobre o grupo empresarial. As provas revelam que o responsável maior pelos crimes é Marcelo Bahia Odebrecht.
Sérgio Moro também afirmou que Marcelo Odebrecht tentou atrapalhar as investigações. O juiz citou como provas robustas, as anotações que estavam em celulares de Marcelo Odebrecht. Uma delas é "higienizar apetrechos MF e RA", que, para Sérgio Moro, indica uma orientação para que mensagens e documentos fossem apagados de aparelhos eletrônicos.
Outra anotação destacada pelo juiz é "trabalhar para parar/anular (dissidentes PF)". Para ele, o trecho sugere cooptação pela Odebrecht de agentes da Polícia Federal para obstruir as investigações.
A defesa de Marcelo Odebrecht nega que as anotações nos celulares sejam indícios de crimes e sustenta que são de caráter pessoal, e afirma que a sentença é injusta porque não há lastro nas provas produzidas na ação penal.
Também foram condenados neste processo os ex-executivos do grupo: César Ramos Rocha (nove anos e 10 meses), Alexandrino de Alencar (15 anos e sete meses), Márcio Faria (19 anos e quatro meses) e Rogério Araújo (19 anos e quatro meses). Os advogados deles reafirmaram a inocência dos clientes. A Odebrecht declarou que a sentença não é definitiva.
No núcleo da Petrobras, o ex-diretor de serviços Renato Duque foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. É a segunda condenação dele na Lava Jato. A equipe de reportagem não conseguiu contato com a defesa de Duque.
O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa o ex-gerente Pedro Barusco e o doleiro Alberto Youssef também foram condenados, mas estão com o processo suspenso por causa do acordo de delação premiada.
Segundo a sentença do juiz Sérgio Moro, os condenados também estão impedidos de ocupar cargos públicos ou dirigir empresas por causa do crime de lavagem de dinheiro. A interdição vale pelo dobro do tempo da pena. Marcelo Odebrecht, por exemplo, não poderá comandar a empreiteira durante 38 anos.
O juiz afirmou ainda na decisão que as condenações não são contra a empreiteira e, sim, para pessoas ligadas a ela. Sérgio Moro recomendou que a Odebrecht discuta a possibilidade de fazer um acordo de leniência, uma espécie de delação premiada para empresas e que, assim, admita os crimes e colabore nas investigações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário