ORDEM E PROGRESSO .
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .
BRASIL NO SEU DIA A DIA .
Projetos EAS precisa com urgência parcerias ou sócio investidor para todos os projetos e poderá ser você .
BRASIL NO SEU DIA A DIA compartilhando com todos os amigos ..
Projetos EAS geração de energia elétrica auto sustentável .ACORDA BRASIL MUDA .
Único no mundo .
POA RGS Brasil
QUER GANHAR MUITO DINHEIRO SEJA UM INVESTIDOR DOS PROJETOS EAS .
Fonte de informação .
CONEXÃO PLANETA
Em 50 anos, prédios terão fachadas que reduzirão poluição do ar
Talvez você nunca tenha ouvido falar no desenho animado The Jetsons. Mas pergunte a seus pais e com certeza, eles vão lembrar da série, exibida na década de 60 e depois 80, produzida pelos estúdios Hanna-Barbera. Nela, uma família vivia no ano de 2062, um futuro cheio de novas tecnologias e invenções inacreditáveis. Entrentato, tabletes, relógios inteligentes e impressoras 3D (que são uma realidade hoje) já apareciam nos episódios dos Jetsons.
Agora é o escritório de design e arquitetura Arconic que está criando o cenário do que poderá ser a vida em grandes cidades, em 2062, daqui a 50 anos. Chamado de projeto The Jetsons, um dos primeiros lançamentos da empresa é um prédio com 5 quilômetros (5 mil metros!!!) de altura.
O que chama realmente atenção na construção não é a altura, mas todas as tecnologias usadas nela, algumas já existentes atualmente. O edifício será construído com material produzido com impressão 3D. Sua superfície externa, com isolamento térmico, garantirá a eficiência energética dos ambientes internos, além de proteger o arranha-céu de desastres naturais, como terremotos e tempestades.
Outra tecnologia surpreendente, desenvolvida pela Arconic em 2011 e batizada de EcoClean, permite que painéis instalados na fachada limpem o ar no entorno do prédio. Para isso, o sistema usará como fonte de energia a luz solar e vapor de água da atmosfera, garantem os engenheiros.
“O revestimento funcional dá o acabamento estético ao prédio, além de fornecer benefícios de manutenção e também proporcionar um benefício para o meio ambiente, reduzindo o volume de poluentes em torno dele”, disse Sherri McCleary, cientista de materiais na Arconic, à Business Insider.
Ela explica que o sistema EcoClean funciona a partir de uma mistura de químicos presentes na superfície dos painéis, que produzem radicais livres (moléculas com elétrons que tendem a se associar de maneira rápida a outras moléculas de carga positiva, com as quais podem reagir ou oxidar). Estes radicais atraem as partículas poluentes do ar e as quebram.
Outra inovação apresentada no projeto do edifício são janelas retráteis, Bloomframes, que se transformam em sacadas em apenas um minuto (assista o vídeo mais abaixo).
Agora precisamos esperar 50 anos para descobrir se as invenções futuristas dos engenheiros da Arconic se tornarão realidade ou não. Será?
Leia também:
Prédio terá 23 mil árvores para melhorar qualidade do ar
“Políticas públicas sérias para as mudanças climáticas precisam focar a construção civil”
Escolas verdes: alunos mais saudáveis e notas melhoresArquitetos apostam em jardim vertical para reduzir barulho e poluição do ar
Que tal usar o telhado do vizinho para investir em energia solar?
Imagens: divulgação Arconic
Nenhum comentário:
Postar um comentário