Organizações da sociedade civil se mobilizam contra licenciamento de mineradora no Xingu
terça-feira, 08 de Outubro de 2013
Mais informações para a imprensa:
Esta notícia está associada ao Programa:
A pouco mais de 10 km da usina de Belo Monte, o maior projeto de mineração de ouro do Brasil, da empresa canadense Belo Sun, está prestes a receber licença ambiental
Mais de 40 organizações do Brasil, Canadá, Estados Unidos e Europa que atuam na defesa do meio ambiente e dos direitos humanos iniciaram uma campanha pública na internet, nesta semana, para arrecadar assinaturas contra o licenciamento do projeto da Belo Sun (Assine aqui).
As organizações também publicaram uma carta (leia aqui) alertando para os riscos socioambientais e irregularidades do licenciamento. Um vídeo independente também circula na internet.
O chamado “Projeto Volta Grande” fica no Rio Xingu, em um trecho logo abaixo da barragem de Belo Monte. A Belo Sun pertence ao grupo canadense Forbes e Manhattan e aguarda a licença da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (Sema-PA) para iniciar a obra. Veja no mapa abaixo e clique para ampliar.
O Instituto Socioambiental (ISA) assina a carta. Em janeiro, uma análise técnica do ISA foi enviada à Sema com um alerta sobre os impactos cumulativos de Belo Sun e Belo Monte, podendo gerar graves riscos socioambientais à região. (Saiba mais).
O Ministério Público Federal identificou várias irregularidades no licenciamento e recomendou à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) em setembro de 2013 que não dê licença ao projeto. (Saiba mais)
Mais informações para a imprensa:
Instituto Socioambiental ISA - Letícia Leite (61) 8112-6258
leticialeite@socioambiental.org
leticialeite@socioambiental.org
Amazon Watch - Christian Poirier – (61) 8198-5502
christian@amazonwatch.org
christian@amazonwatch.org
Ministério Público Federal – PA Helena Palmquist (91) 3299-0148
helena@prpa.mpf.gov.br
helena@prpa.mpf.gov.br
Leticia Leite
ISA
Arquivos:
Anexo | Tamanho |
---|---|
carta_publica_belo_sun_nao.pdf | 705.96 KB |
Nenhum comentário:
Postar um comentário