ORDEM E PROGRESSO SEMPRE NO BRASIL .
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .
ACORDA BRASIL MUDA .
Marco Marques .
Projetos EAS Geração de Energia Elétrica Auto Sustentável unica no mundo .
Porto Alegre RS Brasil
Tudo e totalmente gratuito sem nenhum retorno financeiro .
Projetos EAS Geração de Energia Elétrica Auto Sustentável .
Unica no mundo .
Queremos um novo Brasil .
Porto Alegre .
Rio Grande do Sul .
Brasil .
Projetos EAS geração de energia elétrica auto sustentável único no mundo só depende do governo brasileiro ou do BNDES .
-------------------------------------------.
Comentários .
Marco Marques .
Estamos construindo um novo Brasil .
Quem não ajuda , não atrapalha .
---------------------------------------------.
Fonte de informação .
Furacão Dorian sobe para categoria 5 e ventos chegam a 257 km/h antes de atingir as Bahamas
Anúncio foi feito na manhã deste domingo (1º) pelo Centro Nacional de Furacões em Miami; o olho do furacão está a cerca de 55km de uma das ilhas das Bahamas; não há previsão exata de quando ou onde o furacão tocará o solo.
Por G1
O furacão Dorian é agora classificado como de categoria 5, anunciou o Centro de Furacões em Miami na manhã deste domingo (1º). Os ventos do furacão atingem uma velocidade de 257 km/h.
"O olho desse furacão catastrófico está prestes a atingir as ilhas Abaco [nas Bahamas] com ventos devastadores", anunciou o centro no Twitter. Ventos de 56 km /h já foram registrados nas ilhas.
"Condições devastadoras são esperadas nas ilhas Abaco muito em breve e essas condições irão se espalhar para a Grand Bahama Island mais tarde hoje", informou o centro em atualização neste domingo (1º).
Às 9h (horário de Brasília), o olho do furacão estava a cerca de 55 km a leste da ilha de Abaco.
O noroeste das Bahamas podem receber entre 38 e 50 cm de chuva até o fim desta semana, com alguns lugares isolados recebendo até 76 cm. Tempestades potencialmente fatais são esperadas. O furacão segue lentamente e está perdendo velocidade, segundo as previsões, e a área de alcance dos ventos do Dorian está aumentando.
Imagens deste domingo (1º) do furacão Dorian. — Foto: NOAA
"A situação é muito perigosa nas Bahamas", afirmou o diretor do Centro Nacional de Furacões, Ken Graham, durante transmissão ao vivo neste domingo (1º).
Nas Bahamas, o noroeste continua com um aviso de furacão, com exceção da ilha de Andros, que tem um monitoramento de furacão em vigor. Um aviso de tempestade tropical está em vigor em partes da costa da Flórida.
No centro das ilhas, o volume de chuva deve ficar entre 5 e 10 cm até o fim da semana, com alguns lugares recebendo até 15 cm. É o mesmo volume de chuva esperado para a costa do Atlântico, desde a península da Flórida até o estado da Geórgia, nos Estados Unidos.
O olho do furacão está a cerca de 360 km a leste de West Palm Beach, na Flórida, anunciou o centro. Até a última atualização, não havia previsão de quando ou onde, exatamente, o furacão tocaria o solo, o que pode não acontecer.
Mais cedo, os modelos de previsão de rota apontavam que o Dorian faria uma curva para cima na próxima terça (3) ou quarta (4), informou a CNN, mas não se sabia exatamente quando. Isso poderia fazer a diferença entre o furacão tocar ou não o solo.
Mesmo assim, outras partes dos EUA devem ter grandes quantidades de chuva até o fim da semana. Nas Carolinas do Sul e Norte, pode haver entre 15 e 25 cm de chuva, com alguns lugares recebendo até 38 cm.
As chuvas podem causar inundações rápidas e potencialmente fatais, alertou o centro de furacões.
Entenda as categorias dos furacões
Furacão Dorian na manhã de sexta-feira (30) — Foto: NASA
Meteorologistas usam uma escala para determinar a intensidade dos ventos de furacões (escala de Saffir Simpson), levando em conta também o dano material estimado. Veja abaixo:
- Categoria 1: ventos de velocidade entre 119 e 153 km/h;
- Categoria 2: ventos de velocidade entre 154 e 177 km/h;
- Categoria 3: ventos de velocidade entre 178 e 208 km/h (a partir daqui, já é classificado como furacão "poderoso");
- Categoria 4: ventos de velocidade entre 209 e 251 km/h (categoria do furacão Maria, que atingiu Porto Rico em 2017 e deixou mais de 4,6 mil mortos).
- Categoria 5 (Dorian): ventos de velocidade a partir de 252 km/h.
Esta reportagem está em atualização.
Veja também
23 de ago de 2019 às 10:51
2
comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário