ORDEM E PROGRESSO .
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .
Marco Antonio Marques .
Bom dia amigos .
Estamos começando de 2018 com esperanças renovadas .
Amigos intendam por favor o que eu estou oferecendo a todos os países .
Ideias inovadoras e sustentáveis para os setor elétrico mundial sem precisar de represas para gerar muita energia elétrica com total preservação do meio ambiente com zero impacto ambiental basta ter um pouco de água .
Fonte de informação .ACORDA BRASIL MUDA .
G1 globo.com
GLOBO RURAL
Produção de café deve bater recorde neste ano
Conab estima que safra chegue a 58 milhões de sacas, impulsionada por clima. Veja como estão os cafezais nos principais estados produtores.
Com uma ajuda do clima, a produção de café deve bater recorde neste ano. Segundo um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra deve chegar a 58 milhões de sacas. É o que espera o cafeicultor Renato Paiva, que já tem os primeiros grãos secando em sua propriedade em Varginha (MG). Ele prospecta colher nos 55 hectares, até 1.600 sacas – o dobro do ano passado.
"O café está com bom vigor, bem folhado, bem granado, com frutos bem desenvolvidos. Uma maturação uniforme pra essa planta. E isso vai refletir em qualidade”, aponta o agrônomo José Marcos de Mendonça. No sul de Minas, principal região produtora de café do país, a estimativa é que a colheita renda entre 15,6 e 16,4 milhões de sacas.
Mas a situação não é igual em todo o Brasil. Em Colatina (ES), o tempo ameno e chuvoso ainda deixa os grãos verdes nas lavouras. Segundo o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o atraso na colheita acontece na maior parte do estado. A orientação é que os produtores só comecem a colher com 80% dos grãos maduros, o que deve acontecer no final de maio.
"Sempre tem aqueles produtores mais afoitos, que querem começar e acabar logo a colheita, mas isso é prejuízo para eles próprios. Eles vão estar perdendo em qualidade e em rendimento do café", alerta Anderson Marim, engenheiro agrônomo/Incaper.
Nenhum comentário:
Postar um comentário