sábado, 12 de maio de 2018

Aos 107 anos, homem mais velho do Jalapão esbanja sabedoria e vitalidade

ORDEM E PROGRESSO .

Resultado de imagem para bandeira do brasil
                                                                                     
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .

Marco Antonio Marques .
Bom dia amigos .

Estamos começando de 2018  com esperanças renovadas .
Amigos intendam por favor o que eu estou oferecendo a todos os países .
Ideias inovadoras e sustentáveis para os setor elétrico mundial sem precisar de represas para gerar muita energia elétrica com total preservação do meio ambiente com zero impacto ambiental basta ter um pouco de água .

Fonte de informação .

G1 globo.com




Edição do dia 11/05/2018
12/05/2018 00h43 - Atualizado em 12/05/2018 00h43

Aos 107 anos, homem mais velho do Jalapão esbanja sabedoria e vitalidade

Seu Abelo conta que o segredo é viver tranquilo. E a equipe do Globo Repórter conhece a ‘doutora’ Noemi, que sabe tudo sobre as plantas medicinais.

Terras pouco habitadas. Tem lugar no Jalapão com menos de meio habitante por quilômetro quadrado. Os moradores vivem nas pequenas cidades ou em vilarejos, onde moram famílias quilombolas, remanescentes de escravos.

Mumbuca é uma das comunidades mais antigas da região. A história conta que ali nasceu a ideia de transformar capim-dourado em artesanato. E a produção acontece o ano todo. O capim seco, mas brilhoso, é conhecido com o ouro do Jalapão.
 
Uma paisagem exuberante. Mas pra uma moradora do Jalapão é uma grande farmácia a céu aberto. A mãe do quilombo Mumbuca também sabe tudo de plantas que curam. Não é a toa que Dona Noemi é conhecida como 'doutora'.

Entre os habitantes do Jalapão, tem morador que conseguiu alcançar a longevidade. Seu Abelo diz ter 107 anos. Nos documentos a data de nascimento é de 1920, o que daria 98 anos, mas ele conta que foi registrado muito tempo depois. Ele conta que o segredo é viver tranquilo. Em vive uma prainha, às margens do rio novo. Um paraíso particular. No fim da expedição pelo Jalapão, a equipe do Globo Repórter conhece o músico Maurício, que monta e toca a viola de buriti, instrumento natural da terra onde cresceu. Ele vê nos filhos a chance de manter as tradições do Jalapão.
 
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário