AO VIVO

Eleições 2018: segundo turno

G1 acompanha a repercussão do resultado do segundo turno das eleições.


RESUMO

  • Brasileiros escolheram, em 2º turno, novo presidente e governadores de 13 estados e do DF.
  • Jair Bolsonaro (PSL) venceu Fernando Haddad (PT) em disputa presidencial.
  • Em discurso, Bolsonaro disse que fará governo 'defensor da Constituição, da democracia e da liberdade'.

ACOMPANHE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É com um Congresso renovado nas duas casas, que o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) vai ter que discutir como aprovar as promessas de campanha.
Na Câmara, há 20 anos não havia uma renovação tão ampla. Foi também a maior renovação no Senado desde a redemocratização do Brasil. O Senado passa a ter 21 partidos.
Para aprovar, por exemplo, uma proposta que mexe com a Constituição e que precisa de pelo menos 49 votos dos 81 senadores, Jair Bolsonaro vai ter que negociar com os partidos menores.
Na Câmara, as negociações tendem a ser mais complicadas por causa do número ainda maior de partidos – 30 elegeram deputados – vai ser uma dificuldade a mais para costurar apoios: 148 deputados de 8 partidos devem fazer oposição a Bolsonaro. Leia mais.
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância, divulgou uma nota sobre o resultado das eleições ainda no domingo (28).Nela, ele parabenizou o presidente da República eleito Jair Bolsonaro (PSL) e desejou a ele um "bom governo".
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O candidato do PT, Fernando Hadad, pelo Twitter, desejou boa sorte ao presidente eleito Jair Bolsonaro:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE