ORDEM E PROGRESSO .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .
BRASIL NO SEU DIA A DIA .
Projetos EAS precisa com urgência parcerias ou sócio investidor para todos os projetos e poderá ser você .
Projetos EAS compartilhando com todos os amigos .
Marco Marques .ESTAMOS DE LUTO PELO TRÁGICO ACIDENTE COM A DELEGAÇÃO DA CHAPECOENSE .
Fonte de informação .
G1 globo.com
29/11/2016 18h58 - Atualizado em 29/11/2016 19h03
Avião da FAB pousa no DF para levar técnicos e autoridades à Colômbia
Comissão acompanhará desdobramento de acidente com a Chapecoense.
Avião que levava equipe catarinense caiu; 76 morreram, dizem autoridades.
Do G1 DF
Pousou em Brasília no início da noite desta terça-feira (29) o avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que vai para a Colômbia prestar apoio às vítimas do acidente que matou parte da delegação Chapecoense. A aeronave, um avião C-99, partiu de São Paulo transportando, entre outras pessoas, o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. Na capital federal, embarcaram autoridades do governo e técnicos.
O avião é um dos quatro disponibilizados pelo governo federal para auxiliar no apoio aos familiares das vítimas do acidente aéreo e para fazer o translado das vítimas. De acordo com o ministro da Defesa, Raul Jungmann, outras duas aeronaves serão disponibilizadas para levar familiares ao território colombiano.
Além disso, ressaltou o ministro, um avião Hércules C-130 ficará de prontidão em Manaus para o transporte dos corpos das vítmas. A aeronave deve ir nesta quarta para Medellín.
A equipe da Chapecoense embarcou para a Colômbia na noite desta segunda (28) para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional na quarta-feira (30). Inicialmente, a delegação embarcou em um voo comercial de São Paulo até Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Lá, o grupo pegou um voo fretado em direção a Medelín.
A aeronave caiu no momento em que se aproximava do aeroporto da cidade colombiana. Havia 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes. Segundo autoridades colombianas, há 76 mortos e cinco sobreviventes.
O presidente Michel Temer decretou na manhã desta terça-feira (29) luto de três dias em razão da tragédia. Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, o decreto de luto oficial é "simbólico" e não tem efeito prático nas atividades do governo federal.
Em nota oficial, o chefe do Executivo lamentou o acidente aéreo e ofereceu assistência do governo federal aos familiares das vítimas (leia ao final desta reportagem a íntegra da nota). Ele determinou que a Aeronáutica "disponibilize aeronaves para as famílias e para o translado das vítimas".
Michel Temer decreta luto de três dias em razão da tragédia com avião que transportava o time da Chapecoense (Foto: Reprodução / Twitter)
No comunicado oficial, que também foi publicado na página pessoal de Temer no Twitter, o peemedebista informou também ter acionado o Ministério das Relações Exteriores para prestar todo o apoio possível às famílias.
"Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade. Estamos colocando todos os meios para auxiliar familiares e dar toda a assistência possível", diz trecho da nota.
Mais tarde, ao participar de um evento no Tribunal de Contas da União (TCU), o presidente da República voltou a lamentar o acidente e ressaltou que o governo tomou as providências possíveis para dar apoio às famílias das vítimas.
"Logo cedo, de manhã, ficamos sabendo e foi um fato tristíssimo. O governo tomou providências para dar apoio às famílias que enlutaram neste momento. A Aeronáutica colocou aviões à disposição. O Itamaraty também entrou em ação. Quero muito tristemente lamentar mais uma vez, incorporando-me ao minuto de silencio que foi feito nesta reunião", declarou Temer.
Itamaraty
A assessoria do Itamaraty afirmou que a embaixada brasileira em Bogotá está em contato constante com as autoridades da Colômbia para obter informações sobre o acidente aéreo. O embaixador brasileiro em Bogotá, Julio Bitelli, irá para Medelín, segundo o Itamaraty.
A assessoria do Itamaraty afirmou que a embaixada brasileira em Bogotá está em contato constante com as autoridades da Colômbia para obter informações sobre o acidente aéreo. O embaixador brasileiro em Bogotá, Julio Bitelli, irá para Medelín, segundo o Itamaraty.
O Ministério das Relações Exteriores disse ainda que deslocará funcionários da Embaixada do Brasil em Bogotá para Medelín para prestar assistência às necessária às vítimas e a seus familiares e auxiliar no traslado dos corpos para o Brasil.
Funcionários do Itamaraty em Brasília também viajarão a Medellín para reforçar a equipe de apoio.
Membros da equipe de resgate carregam o corpo de uma das vítimas da queda do avião da Chapecoense até um helicoptero da Força Aérea Colombiana (Foto: Jaime Saldarriaga/Reuters)
Apoio logístico
Na tarde desta terça, o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, informou que funcionários do governo brasileiro, como o cônsul honorário em Medelín, o embaixador do Brasil na Colômbia e outros diplomatas no país, também foram acionados para trabalhar nas operações de apoio.
Na tarde desta terça, o porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, informou que funcionários do governo brasileiro, como o cônsul honorário em Medelín, o embaixador do Brasil na Colômbia e outros diplomatas no país, também foram acionados para trabalhar nas operações de apoio.
A comitiva que vai para Medellín em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) é formada pelo prefeito de Chapecó, Luciano Buligon; funcionários da prefeitura; especialistas do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa); funcionários dos ministérios das Relações Exteriores, Saúde e Esporte; representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); e funcionários das empresas nas quais os jornalistas trabalhavam.
A aeronave saiu de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Brasília às 14h desta terça, onde pegou mais passageiros e, então, seguirá para a Colômbia. A previsão de chegada em Medelín é às 1h30 desta quarta (30), no horário local da cidade.
Outras duas aeronaves da FAB e uma equipe de resgate de acidentes aéreos estarão de prontidão para realizar o resgate e traslado das vítimas brasileiras.
O porta-voz pediu, ainda, que o cidadão que o Núcleo de Assistência a Brasileiros do Ministério das Relações Exteriores está disponível para prestar mais esclarecimentos sobre o acidente nos números (61) 2030-8803 e (61) 2030-8804, e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário