quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Água do Rio Tietê volta a ser tomada por lama negra em Salto

ORDEM E PROGRESSO .

Resultado de imagem para bandeira do brasil
                                                                                     
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .


Marco Marques .
Projetos EAS Geração de Energia Elétrica Auto Sustentável unica no mundo .
Porto Alegre RS Brasil 

Tudo e totalmente gratuito sem nenhum retor financeiro . 


Fonte de informação .

G1 globo.com

SOROCABA E JUNDIAÍ Sorocaba e Jundiaí
Por G1 Sorocaba e Jundiaí
 

A mancha escura cobriu todo o leito do rio em Salto (SP) — Foto: Erica Parma/TV TEMA mancha escura cobriu todo o leito do rio em Salto (SP) — Foto: Erica Parma/TV TEM
A mancha escura cobriu todo o leito do rio em Salto (SP) — Foto: Erica Parma/TV TEM
O Rio Tietê, em Salto (SP), voltou a ser coberto por uma lama negra nesta semana. O fenômeno foi registrado nesta terça-feira (02). O desastre ambiental é flagrado menos de duas semanas depois da divulgação de um relatório sobre a recuperação do rio.
Segundo Malu Ribeiro, especialista em águas da ONG SOS Mata Atlântica, a sujeira foi provocada pela abertura de comportas de três usinas na região metropolitana de São Paulo. A mancha escura cobriu todo o leito do rio e a lama negra deixou a água viscosa e densa. Essa não é a primeira vez que o rio é coberto pela lama negra.
00:00/02:39
Rio Tietê volta a ficar coberto por lama em Salto
Os moradores de Salto dizem ter visto a lama negra se aproximando no fim da manhã desta terça-feira. Em poucas horas toda a extensão do Rio Tietê já estava encoberta. A especialista em águas da SOS Mata Atlântica, ficou impressionada ao ver o rio preto com tanta sujeira (veja o vídeo abaixo).
“Isso é um crime ambiental. Toda vez que fazem operações de abertura de barragens por causa de chuvas ou temporais na capital, tudo o que estava lá depositado há décadas, escorre pra cá e a gente vê essa coisa leitosa, cheia de matéria em putrefação”, explica Malu.
Há dez dias, a ONG comemorava a recuperação de oito quilômetros do Tietê no interior. Trabalho de um ano que melhorou a qualidade da água e fez os peixes e as aves voltarem para o trecho do rio que fica em Salto.
--:--/--:--
Água do Rio Tietê volta a ficar escura em Salto
Ainda segundo a coordenadora da SOS Mata Atlântica, a sujeira irá causar a mortandade de peixes já que o nível de oxigênio cai a praticamente zero. A lama suja já está chegando ao Centro-Oeste do estado. Segundo a SOS Mata Atlântica vários peixes já apareceram mortos por lá.
A Empresa Metropolitana de Água e Energia (EMAE) informou que não tem condições de avaliar as causas de eventuais mudanças na coloração do rio e que não é responsável pela qualidade das águas que chegam até as barragens.
A ONG ainda não sabe quanto tempo o rio vai levar para se recuperar. Enquanto isso é preciso evitar qualquer tipo de contato com a água.
A SOS Mata Atlântica informou ainda que vai acionar o Ministério Público e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
--:--/--:--
Água volta a ficar escura no Rio Tietê em Salto
Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí
58
 
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário