ORDEM E PROGRESSO SEMPRE NO BRASIL .
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .
ACORDA BRASIL MUDA .
Marco Marques .
Projetos EAS Geração de Energia Elétrica Auto Sustentável unica no mundo .
Porto Alegre RS Brasil
Tudo e totalmente gratuito sem nenhum retorno financeiro .
Projetos EAS Geração de Energia Elétrica Auto Sustentável .
Unica no mundo .
Queremos um novo Brasil .
Porto Alegre .
Rio Grande do Sul .
Brasil .
Projetos EAS geração de energia elétrica auto sustentável único no mundo só depende do governo brasileiro ou do BNDES .
G1 globo.com
Barcos de pesca fecham Aeroporto Santos Dumont, no Rio, por meia hora
Traineiras invadiram área proibida ao lado da cabeceira da pista e paralisaram as atividades. Decolagens poderiam fazer um barco adernar.
Por Elza Gimenez e Genílson Araújo, Bom Dia Rio
Aeroporto Santos Dumont fica fechado por descumprimento de regras de embarcações
O Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, suspendeu pousos e decolagens das 7h05 às 7h30 desta terça-feira (29) por causa de barcos de pesca. Pelo menos seis traineiras navegaram junto à cabeceira da pista, em área proibida, e a torre de controle precisou interromper as operações, sob risco de acidentes - turbinas poderiam fazer um barco adernar.
Às 7h35, um avião prestes a partir teve de percorrer toda a pista para decolar do lado contrário. Nesse momento, uma das traineiras já tinha se afastado.
Funcionários da Infraero chegaram a correr até a beira da pista e a acenar para as embarcações, para que saíssem da área proibida. A Capitania dos Portos foi acionada e abordou as traineiras.
Avião é impedido de decolar por causa de traineira; boia delimita área não navegável — Foto: Reprodução/TV Globo
Barco da Capitania dos Portos se aproxima de traineira que invadiu área proibida — Foto: Reprodução/TV Globo
Deslocamento fatal
'Jet blast' no Santos Dumont: o deslocamento de ar capaz de matar uma pessoa — Foto: Reprodução/TV Globo
Todo aeroporto estabelece um perímetro de isolamento para decolagens. A força das turbinas neste momento gera um deslocamento de ar capaz de virar veículos - e embarcações - e até de matar uma pessoa. A esse fluxo se dá o nome técnico de "jet blast".
O Santos Dumont, por ficar num aterro na Baía de Guanabara, tem particularidades. Para se chegar à Escola Naval, vizinha ao aeroporto, é necessário pegar uma via que passa rente à cabeceira. Cancelas interditam a rua a cada pouso ou decolagem.
Outra curiosidade é a extensão da pista, pequena para os padrões de metrópoles - a principal tem 1.323 metros. A do Aeroporto Internacional, no Galeão, é três vezes maior.
A localização do terminal também exige perícia dos pilotos: a rota de aproximação passa por morros, como o Pão de Açúcar, ou pela Ponte Rio-Niterói. A descida também deve ser calculada por causa do mar.
23
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário