ORDEM E PROGRESSO SEMPRE NO BRASIL .
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .
ACORDA BRASIL MUDA .
Marco Marques .
Projetos EAS Geração de Energia Elétrica Auto Sustentável unica no mundo .
Porto Alegre RS Brasil
Tudo e totalmente gratuito sem nenhum retorno financeiro .
Projetos EAS Geração de Energia Elétrica Auto Sustentável .
Unica no mundo .
Queremos um novo Brasil .
Porto Alegre .
Rio Grande do Sul .
Brasil .
Projetos EAS geração de energia elétrica auto sustentável único no mundo só depende do governo brasileiro ou do BNDES .
G1 globo.com
Face Book .
Brasil no seu dia a dia .
Até quando reinara a impunidade no Brasil ou as mortes dos brasileiros em Mariana e Brumadinho ou a vida dos brasileiros não valem nada o poder financeiro e superior as leis criminal brasileira .
Chegaaaaa .
Queremos um novo Brasil já .
Até quando reinara a impunidade no Brasil ou as mortes dos brasileiros em Mariana e Brumadinho ou a vida dos brasileiros não valem nada o poder financeiro e superior as leis criminal brasileira .
Chegaaaaa .
Queremos um novo Brasil já .
Simone Tebet anuncia saída da liderança do MDB por discordar de voto secreto na eleição do Senado
Pré-candidata ao comando da Casa, senadora antecipou saída, prevista para sexta (1º). Segundo ela, maioria da bancada defende que votação para presidente do Senado deve ser secreta.
Por Gustavo Garcia, G1 — Brasília
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) informou nesta terça-feira (29) ter deixado a liderança do MDB na Casa, o que estava previsto somente para a próxima sexta (1º).
Em um vídeo divulgado pela assessoria, Simone Tebet afirma ter tomado a decisão por não concordar com algumas posições da maioria da bancada, formada por 13 senadores.
Entre os pontos de divergência, Simone disse discordar da maioria que acha que a votação para a presidência da Casa deve ser secreta. O MDB se reuniu nesta terça-feira em Brasília para discutir o processo eleitoral no Senado.
"Eu, num processo de democracia, entendo que não tenho problema de externar o meu voto e declarar voto aberto. Consequentemente, como a maioria pensa de um jeito e eu penso de outro, [...] eu renunciei à liderança do MDB por não comungar com a maioria", declarou a senadora.
Votação secreta
No último dia 9, o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou uma decisão do ministro Marco Aurélio que permitia votação aberta para presidente do Senado.
Ao tomar a decisão, Toffoli determinou que a votação poderá ser secreta.
Mais cedo, nesta terça-feira, o minstro Luiz Fux decidiu que cabe ao Senado definir as regras para a votação para presidente da Casa. Fux analisou um pedido para que o STF proibisse a candidatura de parlamentares indiciados, réus ou condenados.
O regimento do Senado prevê que a eleição dos integrantes da Mesa Diretora, entre os quais está o presidente da Casa, "será feita em escrutínio secreto".
De acordo com o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, na reunião desta terça-feira, Renan Calheiros (MDB-AL), cotado para disputar a indicação da sigla à presidência do Senado, fez uma defesa enfática da votação secreta na eleição para presidente do Senado.
Outros partidos também se reuniram nesta terça-feira para debater o processo eleitoral no Senado. Em nota, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), pré-candidato à presidência da Casa, afirmou que o PSDB é favorável ao voto aberto. O partido terá 8 senadores a partir de sexta-feira.
O PSD, que também contará com uma bancada de oito parlamentares, divulgou nota em que diz defender a votação aberta para a escolha da Mesa Diretora.
Pré-candidato do PSL à presidência do Senado, Major Olímpio (SP) afirmou ser favorável ao voto aberto. O Podemos, partido ao qual é filiado o pré-candidato Alvaro Dias (Pode-PR), também já se manifestou a favor da votação aberta.
29
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário