quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Prefeitura bloqueia 90 mil cartões do Bilhete Único e lota posto da SPTrans

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G1 globo.com

SÃO PAULO

Prefeitura bloqueia 90 mil cartões do Bilhete Único e lota posto da SPTrans

Posto de atendimento amanheceu cheio na manhã desta quinta-feira (12) após também lotar na tarde de quarta-feira (11).

Secretário de Transporte de SP fala dos transtornos causados pelo bloqueio do Bilhete Únic
O posto da SPTrans da Rua XV de Novembro amanheceu cheio na manhã desta quinta-feira (12), no Centro de São Paulo, após a SPTrans bloquear 90 mil cartões do Bilhete Único nesta semana. A medida, segundo a Prefeitura de São Paulo, foi tomada para combater fraudes. O número total de bilhetes únicos ativos é de 15 milhões.
O cancelamento aconteceu sem aviso prédio e causou confusão já na tarde da quarta-feira (11). Pessoas que não tinham dinheiro na carteira tiveram dificuldade de voltar para casa.
Nesta quinta, os usuários do Bilhete Único já faziam fila no posto da XV de Novembro, o único que realiza esse tipo de atendimento relativo a blooqueio de cartões. Um dos usuários afirmou que havia 300 pessoas na sua frente na quarta e que por isso voltou cedo. Após a abetura dos portões, porém, o painel de senhas estava desligado, e ele não conseguiu rápido atendimento.
O secretário dos Transportes de São Paulo, Sérgio Avelleda, afirmou em entrevista ao Bom Dia São Paulo que vai “atuar fortemente para melhorar o atendimento” ainda nesta quinta. A secretaria pretendia dar agilidade aos atendimentos e eliminar procedimentos desnecessários. A ampliação dos postos de atendimento está prevista para acontecer na segunda-feira (16).
Avelleda pediu desculpas pela ação que traz contratempos à população de São Paulo, mas afirma que ela será mantida porque o dinheiro público está sendo “sangrado”. Ele pediu ajuda dos contribuintes para que denunciem locais e pessoas que estejam prometendo recargas por valores abaixo dos praticados pela SPTrans. O preço da tarifa unitária, por exemplo, é R$ 3,80. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156.
O secretário afirmou que tentará diminuir o número de cartões bloqueados para que apenas aqueles efetivamente suspeitos de uso em fraude fiquem sem funcionar. Ainda segunda Avelleda, a Prefeitura planeja ampliar o número de postos de atendimento permitindo que os postos de terminais espalhados pela cidade também estejam habilitados a resolver esse tipo de questão.


Posto de atendimento da SPTrans lotado no Centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)Posto de atendimento da SPTrans lotado no Centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Posto de atendimento da SPTrans lotado no Centro de São Paulo (Foto: Reprodução/TV Globo)

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