NÃO PARA FINANCIAMENTO FORA DO BRASIL ATRAVÉS DO BNDES .
ORDEM E PROGRESSO .
Fonte de informação .
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .
BRASIL NO SEU DIA A DIA .
Projetos EAS precisa com urgência parcerias ou sócio investidor para todos os projetos e poderá ser você .
BRASIL NO SEU DIA A DIA compartilhando com todos os amigos .
Fonte de informação .ACORDA BRASIL MUDA .
Face book .
Fonte de informação .
França inaugura primeira estrada solar do mundo
Apesar de ser apenas um pequeno trecho, de cerca de 1 km, o governo francês celebrou a abertura do projeto piloto da primeira estrada solar a entrar em funcionamento no país (e do mundo, garantem os franceses!). Construída na Normandia, no noroeste da França, ela liga a Route RD5, no município de Tourouvre, à Route N12, em Gué-à-Pont.
Neste trecho, foram instalados 2.880 painéis fotovoltaicos, que deverão produzir eletricidade suficiente para atender a demanda anual da cidade mais próxima, com 5 mil habitantes. Ao lado da estrada, um painel eletrônico indicará a produção diária de energia. Nos meses de verão, ela deverá chegar a 1.500 kW/h por dia.
O projeto é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente, Energia e Mar da França com a empresa Colas e o Instituto Nacional de Energia Solar daquele país. Em fevereiro do ano passado, antecipamos aqui, nesta outra notícia, que Ségolène Royal tinha anunciado a instalação de painéis fotovoltaicos sobre 1 mil km de estradas, nos próximos cinco anos.
O pavimento, chamado de Wattway, é feito de uma célula fotovoltaica de aproximadamente 15 cm de largura. Ela é composta de uma película fina de silício policristalino, revestida de um substrato de resina. O material tem somente 7 mm de espessura.
Cerca de 2 mil carros deverão passar pela nova estrada solar da Normandia todos os dias. Depois de cinco anos de testes, a Colas garante que o pavimento é resistente ao peso de caminhões e também às mudanças do clima, como chuva e calor e frio extremos.
A ideia do governo francês ao instalar painéis solares é usar a superfície desocupada das estradas para a geração de energia solar. Especialistas acreditam que até 2050, a demanda global por eletricidade dobrará.
A tecnologia desenvolvida pela empresa francesa pode ser utilizada também em áreas urbanas de cidades e locais como estacionamentos de carros, sobre o asfalto já existente, sem necessidade de destruir a estrutura pré-existente. Alguns criticam, entretanto, o custo ainda alto do pavimento.
Leia também:
Ciclovia que brilha no escuro é recarregada com energia solar
Metrô de Londres usa tecnologia para reciclar energia gerada por freiosTrens da Holanda funcionarão somente com energia eólica
Suécia inaugura primeira estrada elétrica do mundo
Ciclovia que brilha no escuro é recarregada com energia solar
Metrô de Londres usa tecnologia para reciclar energia gerada por freiosTrens da Holanda funcionarão somente com energia eólica
Suécia inaugura primeira estrada elétrica do mundo
Foto: © COLAS – Joachim Bertrand
Nenhum comentário:
Postar um comentário