domingo, 28 de janeiro de 2018

Suspensa dragagem na Baía de Sepetiba devido a mortandade de botos na Costa Verde

ORDEM E PROGRESSO .

Resultado de imagem para bandeira do brasil
                                                                                     
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .

Marco Antonio Marques .
Bom dia amigos .

Estamos começando de 2018  com esperanças renovadas .
Amigos intendam por favor o que eu estou oferecendo a todos os países .
Ideias inovadoras e sustentáveis para os setor elétrico mundial sem precisar de represas para gerar muita energia elétrica com total preservação do meio ambiente com zero impacto ambiental basta ter um pouco de água .
Mas sozinho e sem dinheiro jamis conseguirei .
Estou aqui para tira qualquer duvida estamos perdendo um precioso tempo eu já estou com 60 anos de idade . 
Porto Alegre 04/01/2018 09:39 horas .
RGS Brasil .


Fonte de informação .

EBC Agencia Brasil


Suspensa dragagem na Baía de Sepetiba devido a mortandade de botos na Costa Verde






 02:51 GeralNotícias 27/01/2018 - 18h56 Rio de Janeiro Embed
Joana Moscatelli
A dragagem da mineradora Vale na Baía de Sepetiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro foi suspensa por 15 dias. A medida atende a uma recomendação do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro e em Angra dos Reis encaminhada ao Instituto Estadual do Ambiente que determina a suspensão imediata da licença de dragagem do fundo da Baía de Sepetiba.

No local ocorre um surto de morbilivirose, que já matou quase 200 botos-cinza nas Baías de Sepetiba e Ilha Grande. Segundo o presidente do INEA Marcus Lima, a decisão foi tomada como precaução e ainda não há nada que comprove a relação entre a dragagem e a morte dos golfinhos.

Mas o ambientalista e fundador do movimento Baía Viva Sérgio Ricardo defende que o processo de industrialização na Baía de Sepetiba ameaça não só os botos mas outras espécies como tartarugas e cavalos-marinhos além do trabalho de pescadores artesanais. Segundo ele, falta planejamento e gestão ambiental no litoral do estado do Rio.

O governo do Rio de Janeiro não esclareceu sobre o gerenciamento costeiro, que engloba ações em todo o estado. Sobre o zoneamento ecológico e econômico, que dispõe sobre todo o tipo de empreendimentos no litoral, a Secretaria de Estado do Ambiente informou por meio de nota que a previsão é que até março a minuta do decreto seja apresentada à sociedade.

A dragagem na Baía de Sepetiba foi autorizada pelo Inea em 2017 e começou a ser realizada no dia 12 de janeiro pela Companhia Portuária que opera o terminal de minério da empresa Vale.

Desde o final de novembro, um surto de um vírus tem causado a morte de dezenas de botos na Baía de Sepetiba e Ilha Grande. A tendência é que o número de animais mortos aumente nas próximas semanas, segundo Boletim Técnico emitido pelos Laboratórios de Mamíferos Aquáticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e de Patologia Comparada de Animais Selvagens da Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário