ORDEM E PROGRESSO .
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .
Marco Antonio Marques .
Bom dia amigos .
Estamos começando de 2018 com esperanças renovadas .
Amigos intendam por favor o que eu estou oferecendo a todos os países .
Ideias inovadoras e sustentáveis para os setor elétrico mundial sem precisar de represas para gerar muita energia elétrica com total preservação do meio ambiente com zero impacto ambiental basta ter um pouco de água .
Fonte de informação .ACORDA BRASIL MUDA .
G1 globo.com
Quer fazer compras em dólar no cartão de crédito? Veja como funciona
Consumidor fica sujeito à oscilação do câmbio entre a data da compra e a de pagamento, além de pagar um imposto chamado IOF.
Por Karina Trevizan, G1
Quando o dólar sobe demais, quem viajou para o exterior e fez compras em dólar no cartão de crédito, ou mesmo encomendou algum produto de fora e pagou no cartão, costuma ficar preocupado. Isso porque o uso do cartão de crédito para compras em moeda estrangeira tem algumas regras específicas, e elas podem gerar confusão.
O G1 publica nesta semana uma série para entender o mercado de câmbio:
- O que faz o dólar subir ou cair todos os dias?
- Por que o dólar turismo é mais caro que o comercial?
- Como o sobe e desce do dólar influencia sua vida?
- Quando é hora de comprar dólar?
- Como funcionam as compras em dólar no cartão de crédito?
Veja abaixo 3 perguntas sobre o uso do cartão de crédito para fazer compras em dólar:
1. Qual a data da conversão do dólar nas compras no cartão?
O valor em dólar será convertido em reais com base na cotação da moeda americana no dia do fechamento da fatura, e não na data da compra. O valor da fatura é emitido de acordo com o câmbio no dia do seu fechamento. Se o cliente pedir para antecipar o pagamento antes do fechamento da fatura, está sujeito ao preço do dólar daquele dia.
2. Quais as vantagens e desvantagens de usar o cartão em uma viagem internacional?
Uma das principais desvantagens de usar o cartão de crédito para comprar em moeda estrangeira é que o consumidor fica sujeito à oscilação até a data do fechamento da fatura. Isso quer dizer que o turista não sabe ao certo qual será o tamanho da conta, já que ele depende da cotação do dólar no futuro.
Por isso, para quem conseguir comprar uma boa quantidade de dólar em espécie antes da viagem, o professor Cláudio Carvajal, da FIAP, recomenda que “o cartão seja utilizado o mínimo possível”.
Já no lado das vantagens do cartão, ele aponta que o cartão pode ser uma espécie de reserva financeira para evitar que o turista que não conseguiu comprar uma quantidade suficiente de dólar em espécie antes de viajar passe apuros no exterior.
“Se você não conseguiu comprar uma quantidade suficiente, aí o cartão passa a ser uma opção”, diz.
3. Quanto é o imposto nas compras em dólar no cartão?
O consumidor que faz compras em dólar utilizando o cartão de crédito fica sujeito ao Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF). Em 2016, a alíquota aumentou de 0,38% para 6,38%.
O imposto do cartão é maior que o pago na compra de dinheiro em espécie nas casas de câmbio, de 1,1%.
1
COMENTÁRIO
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário