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Porto Alegre .
Rio Grande do Sul Brasil .
15/05/2017 07:54 horas .
Fonte de informação
G1 globo.com
Obra de recuperação transforma buracos em 'lombadas' na ERS-135, no Norte do Rio Grande do Sul
Obras foram concluídas no início do ano, mas buracos acabaram virando elevações na pista. Secretário estadual de Transportes prometeu dar atenção ao trecho.
Uma obra finalizada no começo do ano para a recuperação de um trecho da ERS-135, principal ligação entre Erechim e Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, transformou os buracos em lombadas, conforme relatam os motoristas que usam a via. No domingo (25) o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, esteve no local e prometeu dar atenção à estrada.
O trecho afetado tem extensão de 20 km. Nos locais onde havia buracos, surgiu uma grossa camada de asfalto, que só mudou o problema. "Inverteram os buracos e fizeram lombada, daí complicou mais ainda", afirma o caminhoneiro Valmir Maté.
Diariamente passam 10 mil veículos pela rodovia, que é uma das principais vias de escoamento de produtos para Santa Catarina.
Foram investidos R$ 3 milhões para a recuperação da via. A obra foi concluída no início do ano, mas seis meses depois, parece que a recuperação não foi realizada.
"Faz pouco tempo que foi feito tudo. Não sei o que houve, se o asfalto não é bom, alguma coisa tem que ser feita urgentemente", afirma o motorista Alcione Levinski, temendo pelo risco de acidentes.
O trecho de 80 km é de responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), e o pedágio cobrado é de R$ 3,60.
"Pedágio que tu pagas, e que tu não aproveita na estrada, na verdade. Estrada em péssimas condições", critica o bancário Rodrigo Picoli.
A EGR diz que durante a obra foram encontrados problemas na base da rodovia, e na qualidade do asfalto. Em março foi lançado um edital para a compra de material mais resistente, mas até agora as obras de recuperação ainda não começaram.
No domingo (25), o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen, assumiu o compromisso de resolver o problema na ERS-135.
"Hoje, realmente, esse trecho está muito ruim. É injustificável. Nós vamos ver quais são as questões que precisam ser levadas, técnicas e estruturais, o que precisa ser investido, e o estado vai fazer isso. Não dei prazo, nem como fazer isso, porque não sei ainda a dimensão do problema", explicou Westphalen.
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