ORDEM E PROGRESSO .
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .
Os Projetos EAS jamais se tornarão uma realidade por falta de recursos financeiros e lamentável a inteligencia dos governantes mundias .
Alguém tem um notebook para doar o meu esta muito velho e ultrapassado eu agradeço .
Marco Marques .
Contato marcoantoniosilvamarques@hotmail.com Face Book ou gmail marcoantoniomarques86@gmail.com .
Fonte de informação .ACORDA BRASIL MUDA .
G1 globo.com
SANTOS E REGIÃO
Câmera flagra encalhe e resgate de navio que quase atingiu fortaleza histórica em SP; vídeo
Carregado com mais de 53 mil toneladas de açúcar, embarcação teve um problema no leme. Marinha investiga o que aconteceu.
Por G1 Santos
Imagens de uma câmera de monitoramento registraram o momento em que um navio encalha ao realizar manobra de saída do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A gravação mostra o trabalho de rebocadores, que levaram mais de uma hora para retirá-lo do local. A Marinha do Brasil investiga o acidente.
O navio graneleiro Kouroupi, de bandeira das Ilhas Marshall, estava carregado com 53 mil toneladas de açúcar e ficou a poucos metros de distância da Fortaleza da Barra, em Guarujá. A embarcação tem, aproximadamente, 190 metros de comprimento e pouco mais de 32 metros de largura (boca).
Dados obtidos pelo G1 indicam que saída do navio do cais ocorreu após as 22h. Às 23h38, ele muda bruscamente de direção durante a curva para acessar a Baía de Santos e segue em direção contrária a trajetória correta, guinando para a esquerda. Dois minutos depois o sinal emitido demonstra o encalhe.
Segundo a Praticagem de São Paulo, todos os procedimentos foram adotados corretamente com o prático (profissional responsável por orientar o comandante nas manobras) a bordo. Entretanto, a embarcação apresentou problemas no leme (peça que determina a direção de navegação do barco), ocasionando a rota em direção à Fortaleza da Barra.
Nas imagens gravadas pelo Janelas.TV e obtidas pelo G1, é possível notar a lancha da Praticagem, que acompanhava o navio próximo à proa, em frente à estrutura histórica. Em seguida, chegam os barcos rebocadores acionados via rádio emergencialmente. À 00h53, o navio é desencalhado e manobrado novamente para retornar no cais.
Em outro vídeo registrado por um morador da comunidade de Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, é possível notar o navio encalhado. Ao fundo, as luzes e os prédios da orla de Santos. O acidente chamou a atenção de pessoas que vivem no bairro, que se aglomeraram na orla e nas rochas para ver o trabalho das equipes.
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) informou que a profundidade máxima de navegação na região do encalhe estava, na ocasião, entre 13,7 e 14 metros. O navio mantinha calado (distância da linha d'água até a parte mais funda do casco) entre 10,6 e 10,2 metros, descartando o encalhe por eventual assoreramento do trecho.
A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) determinou a interrupção do tráfego de embarcações no Porto de Santos por quase duas horas na madrugada. A autoridade marítima informou que não foram ocasionados danos ambientais e que nenhum tripulante a bordo ficou ferido. A Marinha abriu inquérito para investigar o que aconteceu.
2
COMENTÁRIOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário