Uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência indica que 60% dos brasileiros acreditam que a Olimpíada trará mais prejuízos que benefícios para o Brasil. Apesar disso, 59% torce mais pelo sucesso do evento que pela conquista de medalhas pelos atletas brasileiros.
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 18 de julho e os dados foram divulgados nesta quarta-feira (27) pelo jornal Estado de S. Paulo. Foram entrevistadas 2002 pessoas em 141 municípios, a maior parte (44%) na região Sudeste do país.
Segundo o Ibope, em 2014, 43% dos brasileiros achavam que a Copa do Mundo traria mais benefícios ao país e 40%, mais prejuízos.
O instituto sugeriu que a percepção de que a Copa traria mais benefícios e os jogos olímpicos trarão mais prejuízos pode ser explicada pelo fato de que o evento de futebol tenha envolvido várias cidades, enquanto os jogos olímpicos sejam realizados prioritariamente no Rio de Janeiro - apenas disputas de futebol serão realizadas em outras cinco cidades.
Os moradores do Sul e Sudeste são os que mais esperam prejuízos com a Olimpíada (66% em cada região), enquanto os habitantes do Norte/Centro-Oeste são os que mais esperam benefícios.
Quando questionados em relação ao Rio de Janeiro, os entrevistados ficaram divididos ao avaliar se o evento trará mais benefícios ou prejuízos para a cidade - 47% esperam mais prejuízos e 46% esperam mais benefícios.
Sem clima olímpico
Para saber o interesse dos brasileiros pelos Jogos Olímpicos, o Ibope pediu aos entrevistados que atribuíssem uma “temperatura” pessoal em relação ao evento. Dos mais de 2 mil entrevistados, 48% apontou as temperaturas mais frias (frio, muito frio ou gelado), sendo que “gelada” foi escolhida por 24% dos entrevistados.
Entre as temperaturas mais quentes, somente 3% dos entrevistados se disse “fervendo”, enquanto 25% apontou “morno”.
Pouca expectativa por medalhas
O Ibope questionou aos entrevistados se preferiam que o Brasil fique bem posicionado no quadro de medalhas ou que a organização do evento seja um sucesso. A maioria, 59%, optou pelo sucesso do evento, enquanto 31% escolheu a conquista de títulos olímpicos.
O instituto destacou que na Copa do Mundo essa expectativa era diferente. À época, mais da metade dos brasileiros (51%) dizia que o mais importante era que o Brasil fosse campeão do mundial.
De acordo com o Ibope, a margem de erro da pesquisa é estimada em 2 pontos percentuais para mais ou para menos e tem nível de confiança de 95%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário