sexta-feira, 1 de junho de 2018

O que é inflação e como ela afeta sua vida?

ORDEM E PROGRESSO .

Resultado de imagem para bandeira do brasil
                                                                                     
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .

Marco Antonio Marques .
Bom dia amigos .

Estamos começando de 2018  com esperanças renovadas .
Amigos intendam por favor o que eu estou oferecendo a todos os países .
Ideias inovadoras e sustentáveis para os setor elétrico mundial sem precisar de represas para gerar muita energia elétrica com total preservação do meio ambiente com zero impacto ambiental basta ter um pouco de água .

Fonte de informação .

G1 globo.com

ECONOMIA

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

O que é inflação e como ela afeta sua vida?

G1 explica o que causa a inflação, quais são seus efeitos e as formas de tentar controla-la.

Por Karina Trevizan e Marta Cavallini, G1
 
Educação Financeira: entenda o que é a inflação e como ela afeta sua vida
Você se surpreende ao lembrar que, com a mesma quantia que seria suficiente para comprar um carro zero no final dos anos 1990, não é possível adquirir mais que um modelo usado e não tão novo nos dias de hoje? Isso pode ser explicado pelos efeitos da inflação.
A inflação é o termo utilizado em economia para falar da alta dos preços de um conjunto de produtos e serviços em um determinado período. Quando ocorre o contrário – ou seja, quando os preços caem –, o termo utilizado é deflação.

O que pode gerar inflação?

A inflação segue os efeitos da lei de oferta e demanda na economia. Quando os consumidores estão mais dispostos a gastar e têm disponibilidade para fazer isso, a tendência natural é que os preços subam.
A oferta também tem participação sobre os preços. Quando, por algum motivo, um determinado produto ou serviço tem sua quantidade reduzida no mercado, seu preço sobe. É o que acontece, por exemplo, quando algum efeito climático reduz muito a produção de um alimento e o valor dispara nos supermercados.
Produtos começam a faltar nos supermercados da Baixada Santista e Vale do Ribeira, SP. (Foto: Solange Freitas/G1)Produtos começam a faltar nos supermercados da Baixada Santista e Vale do Ribeira, SP. (Foto: Solange Freitas/G1)
Produtos começam a faltar nos supermercados da Baixada Santista e Vale do Ribeira, SP. (Foto: Solange Freitas/G1)
Outra causa da alta de preços é a indexação. Essa prática consiste em reajustar preços baseados em valores anteriores – ou seja, uma alta de preços acaba puxando outras.
O mercado de câmbio também influencia na inflação. Quando o dólar sobe, itens importados ficam mais caros no Brasil. Além disso, mesmo que um produto seja fabricado no Brasil, ele pode ter componentes importados – e, se o preço desses insumos subir, pode ser repassado para o valor final.

O governo influencia na inflação?

A forma como o governo administra os recursos públicos também pode gerar uma pressão no preço dos produtos e serviços. Isso porque, se gastar mais do que arrecada, o governo pode emitir moeda para pagar seus débitos. Com mais dinheiro em circulação na economia, os preços tendem a subir.
Outra ação do governo que influencia na inflação é a cobrança de impostos. Quando o governo eleva tributos, acaba também puxando os preços para a cima na economia.

Efeitos da inflação

Veja abaixo quais são as consequências da inflação na economia.
  1. Perda do poder de compra das famílias;
  2. Redução dos investimentos dos empresários, que podem ficar preocupados com os custos para produzir ou com a demanda dos consumidores;
  3. Ambiente de incerteza sobre a economia pode paralisar projetos.
Mas, apesar desses efeitos negativos, a inflação não representa apenas que a economia vai mal – pelo contrário. Ela pode ser interpretada como um sinal de que a economia de um país está em movimento, aquecida.
Não é positivo para a economia a queda de preços de forma generalizada. Isso pode fazer com que os consumidores adiem suas compras esperando que os valores sejam ainda mais reduzidos no futuro, travando a atividade do país.

Controle da inflação

Existem algumas formas de tentar controlar a inflação. Veja abaixo:
1. Subir os juros
Uma das ferramentas para controlar a inflação é a política monetária do Banco Central, que usa a taxa básica de juros da economia, a Selic, para tentar frear a alta de preços. Isso porque, com juros mais altos na economia, os consumidores podem adiar a decisão de comprar um bem. E, com menos demanda, a tendência é que os preços caiam.
Já entre os pontos negativos dessa medida está a redução também dos investimentos dos empresários na produção, já que os custos para fazer isso ficam maiores e há ainda incertezas sobre a demanda dos consumidores.
2. Reduzir os gastos do governo
Se o governo arrecada mais do que gasta, não precisa emitir mais moeda para custear suas despesas ou aumentar os impostos.
3. Aumentar a produção
Investir na capacidade produtiva é uma forma de reduzir os preços. Isso porque mais produtos à disposição dos consumidores significa aumento de oferta, que resulta em queda de preços.
2
 
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário