sexta-feira, 1 de junho de 2018

Rajoy é destituído; Pedro Sánchez será o novo chefe do governo da Espanha

ORDEM E PROGRESSO .

Resultado de imagem para bandeira do brasil
                                                                                     
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .

Marco Antonio Marques .
Bom dia amigos .

Estamos começando de 2018  com esperanças renovadas .
Amigos intendam por favor o que eu estou oferecendo a todos os países .
Ideias inovadoras e sustentáveis para os setor elétrico mundial sem precisar de represas para gerar muita energia elétrica com total preservação do meio ambiente com zero impacto ambiental basta ter um pouco de água .

Fonte de informação .

G1 globo.com

MUNDO

Rajoy é destituído; Pedro Sánchez será o novo chefe do governo da Espanha

Abalado por casos de corrupção em seu partido, Mariano Rajoy reconheceu mesmo antes da votação que seria derrotado.

Por G1
 
Novo primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez e Mariano Rajoy (Foto: Sergio Perez/Reuters)Novo primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez e Mariano Rajoy (Foto: Sergio Perez/Reuters)
Novo primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez e Mariano Rajoy (Foto: Sergio Perez/Reuters)
A Câmara dos Deputados da Espanha aprovou nesta sexta-feira (1º) a moção de censura contra o governo de Mariano Rajoy, do Partido Popular, e o líder socialista, Pedro Sánchez, se tornará o novo chefe de governo espanhol. Após ser indicado pelo rei, ele tomará posse formalmente.
A moção de censura recebeu 180 votos a favor, 169 contra e apenas uma abstenção. Abalado por casos de corrupção do seu partido, Mariano Rajoy reconheceu mesmo antes da votação que seria derrotado.
“Podemos presumir que a moção de censura seguirá adiante. Em consequência, Sánchez será o novo chefe de governo. Serei o primeiro a felicitá-lo”, declarou. "Foi uma honra ser o chefe de governo e deixar uma Espanha melhor do que encontrei. Sorte a todos vocês pelo bem da Espanha", afirmou.
O líder socialista, de 46 anos, contou com o apoio dos grupos independentistas e nacionalistas do País Basco e da Catalunha, além de Unidos Podemos, coalizão de esquerda. Após a votação, Rajoy apertou a mão do socialista e saiu sem fazer comentários à imprensa.

Desgaste

Rajoy é um veterano de 63 anos, que estava havia 11 anos no poder. Nesta época, o Partido Popular ganhou as eleições e tirou o poder das mãos do Partido Socialista, que estava no poder com José Luis Rodríguez Zapatero.
Mariano Rajoy, deixa o parlamento após uma moção de censura, que o destituiu do cargo de primeiro-ministro, no parlamento espanhol em Madri, nesta sexta-feira, (01) (Foto: Francisco Seco/AP Photo)Mariano Rajoy, deixa o parlamento após uma moção de censura, que o destituiu do cargo de primeiro-ministro, no parlamento espanhol em Madri, nesta sexta-feira, (01) (Foto: Francisco Seco/AP Photo)
Mariano Rajoy, deixa o parlamento após uma moção de censura, que o destituiu do cargo de primeiro-ministro, no parlamento espanhol em Madri, nesta sexta-feira, (01) (Foto: Francisco Seco/AP Photo)
O conservador ocupou vários cargos na política espanhola. Recentemente, sobreviveu à pior crise política em quatro décadas - o desafio separatista catalão. Porém, vinha pressionado pelos escândalos de corrupção envolvendo o seu partido, embora não tenha sido condenado diretamente.
O principal processo foi o chamado caso Gurtel, conhecido como a Lava-Jato espanhola, que desde 2009 investigava um esquema de caixa dois dentro do Partido Popular. Na semana passada, a Audiência Nacional, a mais alta corte da Justiça espanhola, encerrou a primeira fase do caso, condenando a sigla por corrupção ativa a pagar uma multa de € 250 milhões, de acordo com a Rádio França Internacional (RFI).
A decisão da Câmara desta sexta surpreende, porque até semana passada Rajoy tinha apoio da maioria. Porém, aos poucos, os apoiadores de Rajoy foram ficando isolados e também constrangidos por sustentar o governo de um partido que foi formalmente acusado de corrupção pela Justiça.
Na tarde de quinta (31), foi confirmado que a maioria dos deputados da Câmara Baixa - 180 de um total de 350 pertencentes a oito forças políticas - apoiavam a moção de censura, apresentada por Pedro Sánchez.

Desafio socialista

Sánchez já reconheceu que terá dificuldades em sua ação de governo, segundo a France Presse. Mas, com um tom otimista, reiterou o "compromisso com a Europa" e prometeu "estabilizar socialmente este país", priorizando políticas a favor do meio ambiente e de igualdade entre homens e mulheres.
Pedro Sánchez, líder socialista da oposição, ganhou a votação para substituir Mariano Rajoy como primeiro-ministro, na primeira derrubada de um líder espanhol ao parlamento em quatro décadas de democracia (Foto: Francisco Seco/AP Photo)Pedro Sánchez, líder socialista da oposição, ganhou a votação para substituir Mariano Rajoy como primeiro-ministro, na primeira derrubada de um líder espanhol ao parlamento em quatro décadas de democracia (Foto: Francisco Seco/AP Photo)
Pedro Sánchez, líder socialista da oposição, ganhou a votação para substituir Mariano Rajoy como primeiro-ministro, na primeira derrubada de um líder espanhol ao parlamento em quatro décadas de democracia (Foto: Francisco Seco/AP Photo)
Também reiterou a oferta de diálogo ao governo separatista da Catalunha, que assume oficialmente nesta sexta-feira. O gesto permite prever a retirada da tutela imposta à região desde outubro, em consequência da tentativa frustrada de secessão.
"Este governo quer que a Catalunha esteja na Espanha e escutará a Catalunha", declarou o líder socialista.
Oposição espanhola garante ter conseguido votos para derrubar Mariano Rajoy

O que acontece agora

Com a aprovação da moção de censura, Sánchez é aclamado pelo parlamento sucessor de Rajoy. A presidente do Congresso, Ana Pastor, comunicará o resultado ao rei Felipe VI, e o governo atual também deverá apresentar sua renúncia ao monarca, como estabelece a Constituição.
Depois disso, o rei indicará Sánchez como novo chefe de governo. A posse dele perante Felipe VI poderia acontecer já no sábado (2).
15
 
COMENTÁRIOS
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário