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Porto Alegre .
Rio Grande do Sul Brasil .
15/05/2017 07:54 horas .
Fonte de informação
G1 globo.com
ÉPOCA NEGÓCIOSGPA vê queda de preços de alimentos atingindo resultados no 3º tri
Empresa reverteu prejuízo e reportou lucro se
R$ 169 milhões no segundo trimestre do ano
R$ 169 milhões no segundo trimestre do ano
26/07/2017 - 12H52 - ATUALIZADA ÀS 12H52 - POR REUTERS
OGrupo Pão de Açúcar (GPA) avalia que a queda nos preços dos alimentos deve persistir pelo terceiro trimestre, situação que deve ser amenizada nos últimos três meses deste ano, afirmaram executivos da companhia nesta quarta-feira.
"Ainda deveremos ver a questão inflacionária (em alimentos) no terceiro trimestre, algo que deve ser amenizado no quarto trimestre e os fatores são excesso de safra, pouca demanda e dólar baixo, o que fazem com que vários produtos tenham queda de preços acima do esperado", disse o diretor da bandeira atacadista Assaí, a de mais forte crescimento do GPA, Belmiro Gomes, em teleconferência sobre os resultados do segundo trimestre.
Já o presidente do GPA, Ronaldo Iabrudi, citou a redução no valor da saca de feijão de R$ 480 em meados do ano passado para R$ 139 neste ano. "A deflação num primeiro momento gera perda de vendas...porque para o mesmo volume comprado pelos clientes temos uma receita menor. O que ocorre é perda de faturamento num primeiro momento".
Lucro de R$ 169 milhões
O GPA, maior companhia de varejo do país, obteve lucro líquido consolidado de R$ 169 milhões no segundo trimestre, ante prejuízo de 583 milhões um ano antes. O resultado foi apoiado em desempenho da bandeira de atacarejo Assaí e contabilização de créditos fiscais.
O GPA, maior companhia de varejo do país, obteve lucro líquido consolidado de R$ 169 milhões no segundo trimestre, ante prejuízo de 583 milhões um ano antes. O resultado foi apoiado em desempenho da bandeira de atacarejo Assaí e contabilização de créditos fiscais.
A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado consolidado do segundo trimestre saltou 73,4% sobre um ano antes, para R$ 967 milhões.
A área de multivarejo, que abriga as bandeiras de supermercados Pão de Açúcar e Extra, teve alta de 94,5% no Ebitda ajustado, a R$ 758 milhões; enquanto a divisão o Assaí teve crescimento de 42,7% no período, para R$ 239 milhões.
Segundo o balanço, o GPA registrou no segundo trimestre ganhos tributários decorrentes de ressarcimento de ICMS que tiveram impacto positivo de R$ 447 milhões na margem bruta da divisão multivarejo, que encerrou junho em 34,4% ante 29,3% no mesmo período de 2016.
A empresa previu margem Ebitda de cerca de 5,5% em 2017, "sustentado por expansão da rentabilidade no Assaí e estabilidade no multivarejo" e investimentos de aproximadamente R$ 1,2 bilhão.
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