A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgou nota nesta segunda-feira (27) na qual informou que o atual diretor de Inteligência Estratégica, Janér Tesch, será o novo diretor-geral do órgão. Criada em 1999 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, a Abin é o serviço de inteligência do Brasil.
Para assumir o cargo, Tesch precisa ser submetido a uma sabatina no Senado. Ele é servidor de carreira da Abin e já ocupou cargos no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), além de ter sido o superintendente da agência em Goiás e em Pernambuco, e adido de Inteligência do Brasil na Colômbia.
Conforme a nota divulgada pela Abin nesta segunda, Tesch teve seu nome aprovado pelo presidente da República em Exercício, Michel Temer, e pelo ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, na última sexta (24).
Entre os candidatos ao cargo, informou a assessoria da agência, estavam, além de Janér Tesch, diretores de departamentos da Abin e integrantes da alta administração da agência.
Na nota, o atual diretor-geral da agência, Wilson Trezza, avaliou ter sido “fundamental” a escolha de Tesch para o cargo, em razão de ele integrar o quadro de servidores que compõem a área de inteligência da Abin.
Nota
Veja a nota divulgada nesta segunda pela Abin:
A Agência Brasileira de Inteligência informa que o atual diretor do Departamento de Inteligência Estratégica (DIE), Of. Int. Janér Tesch Hosken Alvarenga, será o novo diretor-geral da ABIN. O nome foi selecionado pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Sérgio Etchegoyen, e pelo presidente da República interino, Michel Temer, na última sexta-feira – 24 de junho.
Entre os candidatos ao cargo, estiveram os atuais diretores dos departamentos da ABIN e outros integrantes da alta administração da Agência.
A data para que Janér Tesch assuma a direção está condicionada à sua aprovação em sabatina no Senado Federal, obrigatória por força de lei.
Antes de assumir a direção do DIE, Janér Tesch ocupou cargos de assessoramento e de direção no GSI/PR por mais de 7 anos, foi superintendente estadual da ABIN em Goiás e em Pernambuco, além de Adido de Inteligência do Brasil na Colômbia.
"Foi de fundamental importância que o indicado a dirigir a Agência Brasileira de Inteligência tenha sido escolhido entre os integrantes da carreira de Inteligência do órgão”, avaliou o atual diretor-geral, Of. Int. Wilson Roberto Trezza.
Agência Brasileira de Inteligência
Assessoria de Comunicação Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário