Projetos EAS precisa com urgência parcerias ou sócio investidor para todos os projetos e poderá ser você .
Projetos EAS compartilhando com todos os amigos .
Fonte de informação .G1 globo.com
27/10/2016 19h34 - Atualizado em 27/10/2016 19h40
Anatel autoriza Telefonica a trocar R$ 2,2 bi em multas por investimentos
Empresa terá que investir em redes móveis, qualidade e banda larga.
Agência já havia autorizado Oi a trocar R$ 1,2 bi em multas por investimentos.
Laís LisDo G1, em Brasília
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (27) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que permite à Telefonica trocar R$ 2,199 bilhões em multas por investimentos. Para valer, a decisão ainda precisa ser aprovada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Essa é a segunda decisão do tipo tomada pela Anatel. Em maio, a agência aprovou um termo que permite à Oi trocar R$ 1,2 bilhão em multas por investimentos. O acordo, no entanto, está suspenso pelo TCU.
saiba mais
Apesar de prever a troca de R$ 2,199 bilhões em investimentos, o acordo com a Telefonica trata de um pacote de melhoria de serviços e ampliação de estrutura que, de acordo com a Anatel, obriga a operadora a aplicar um total de R$ 4,87 bilhões em 551 municípios. Segundo o relator do processo, conselheiro Igor de Freitas, as obrigações previstas no TAC devem ser cumpridas em quatro anos.
Na lista de investimentos que a empresa terá que fazer estão a ampliação da cobertura de rede de telefonia móvel, ampliação da cobertura 4G em 152 municípios, atualização da planta atual de orelhões para cumprir 100% e instalação de serviço 3G em 39 municípios que só têm serviço 2G, que não permite acesso à internet móvel.
Ultra banda larga
O TAC prevê ainda um investimento mínimo de R$ 1,103 bilhão em um projeto de ultra banda larga fixa em 100 municípios, sendo 35 em São Paulo e 65 em outros estados. Esse projeto instalará fibra óptica nessas cidades e terá a capacidade de atender três milhões de residências caso haja demanda.
Freitas destacou que os compromissos fixados no termo têm o objetivo de aumentar a qualidade do serviço prestado aos clientes da empresa. “A gente espera que ela cumpra 100% do que pactuou com a Anatel e, sobretudo, que isso resulte em um ganho enorme de oferta de banda larga fixa e móvel no país”, afirmou.
As multas aplicadas pela Anatel decorrem do descumprimento, por parte da empresa, de metas de qualidade, de interrupções de chamadas e de instalação de telefones públicos, entre outras.
Compromisso
O cumprimento do TAC será monitorado pela agência. Ao final dos quatro anos a agência vai exigir que o Índice Geral de Qualidade, que é medido pela Anatel, esteja em 100%. Hoje, a Telefônica tem índice de 67,98%.
A meta também é que o indicador de reclamações contra a operadora na Anatel caia dos atuais 0,85 para cada grupo de mil clientes, para 0,7 por mil clientes. “É importante ressaltar que nesse período de quatro anos o indicador de nenhum dos serviços poderá piorar”, afirmou Freitas.
Durante apresentação do seu voto, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, afirmou que apoia o TAC porque ele “se destina a uma empresa que mostra resultados”.
Em entrevista ao G1, Quadros já defendeu o uso dos TAC. Segundo ele, multas só são boas para os cofres da União e os TACs possibilitam investimentos que vão melhorar a qualidade do serviço para o consumidor.
O TAC prevê ainda um investimento mínimo de R$ 1,103 bilhão em um projeto de ultra banda larga fixa em 100 municípios, sendo 35 em São Paulo e 65 em outros estados. Esse projeto instalará fibra óptica nessas cidades e terá a capacidade de atender três milhões de residências caso haja demanda.
Freitas destacou que os compromissos fixados no termo têm o objetivo de aumentar a qualidade do serviço prestado aos clientes da empresa. “A gente espera que ela cumpra 100% do que pactuou com a Anatel e, sobretudo, que isso resulte em um ganho enorme de oferta de banda larga fixa e móvel no país”, afirmou.
As multas aplicadas pela Anatel decorrem do descumprimento, por parte da empresa, de metas de qualidade, de interrupções de chamadas e de instalação de telefones públicos, entre outras.
Compromisso
O cumprimento do TAC será monitorado pela agência. Ao final dos quatro anos a agência vai exigir que o Índice Geral de Qualidade, que é medido pela Anatel, esteja em 100%. Hoje, a Telefônica tem índice de 67,98%.
A meta também é que o indicador de reclamações contra a operadora na Anatel caia dos atuais 0,85 para cada grupo de mil clientes, para 0,7 por mil clientes. “É importante ressaltar que nesse período de quatro anos o indicador de nenhum dos serviços poderá piorar”, afirmou Freitas.
Durante apresentação do seu voto, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, afirmou que apoia o TAC porque ele “se destina a uma empresa que mostra resultados”.
Em entrevista ao G1, Quadros já defendeu o uso dos TAC. Segundo ele, multas só são boas para os cofres da União e os TACs possibilitam investimentos que vão melhorar a qualidade do serviço para o consumidor.
tópicos:
veja também
- Anatel fez 'pedaladas' em fiscalização contra empresas de telefonia, diz TCUAgência trocou obrigações não cumpridas por novas metas, sem punições. Para TCU, fiscalização da agência não melhora serviço de telefonia celular.14/09/2016
-
05/09/2016
-
25/07/2016
-
20/07/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário