sábado, 21 de abril de 2018

Hospital Universitário de Santa Maria confirma que 12 gestantes estão com toxoplasmose

ORDEM E PROGRESSO .

Resultado de imagem para bandeira do brasil
                                                                                     
ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .

Marco Antonio Marques .
Bom dia amigos .

Estamos começando de 2018  com esperanças renovadas .
Amigos intendam por favor o que eu estou oferecendo a todos os países .
Ideias inovadoras e sustentáveis para os setor elétrico mundial sem precisar de represas para gerar muita energia elétrica com total preservação do meio ambiente com zero impacto ambiental basta ter um pouco de água .

Fonte de informação .

G1 globo.com

RIO GRANDE DO SUL Rio Grande do Sul

Hospital Universitário de Santa Maria confirma que 12 gestantes estão com toxoplasmose

Sete mulheres são da própria cidade, as outras cinco são de Jaguari, São Sepé, Quevedos, Dona Francisca e São Francisco de Assis.

Por RBS TV
 
Doze gestantes são diagnosticadas com toxoplasmose em Santa Maria
O Hospital Universitário de Santa Maria confirmou que gestantes contraíram toxoplasmose. De 36 grávidas que chegaram com sintomas da doença na instituição desde o início do ano, 12 tiveram resultado de exames positivos para a doença. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (20).
Das 12 mulheres que tiveram a confirmação da doença, sete são de Santa Maria e as outras cinco de cidades da região (Jaguari, São Sepé, Quevedos, Dona Francisca e São Francisco de Assis).
Uma das hipóteses de transmissão seria pela água. A origem ainda não foi confirmada. De acordo com a companhia de abastecimento, a Corsan, os procedimentos de qualidade são mantidos em todos os municípios. Já a Coordenadoria Regional de Saúde diz que esses casos de outras cidades não devem gerar preocupação porque estão dentro das estatísticas.
As gestantes estão dentro do grupo de risco porque a doença pode comprometer o desenvolvimento do feto e até levar ao aborto.
Neste sábado (21), seis unidades básicas de saúde do município vão abrir para atender exclusivamente gestantes. Elas vão poder tirar dúvidas sobre sintomas e tratamentos.
As demais pessoas só devem procurar atendimento médico se apresentarem sinais da doença. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça, dor nos músculos e indisposição.
A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou na quinta-feira (19) que Santa Maria enfrenta um surto de toxoplasmose. A causa dos sintomas foi descoberta após uma investigação de autoridades da saúde na cidade.
Mais de 100 pessoas procuraram atendimento no período de um mês, mas os médicos não chegavam a um diagnóstico. Coletas de sangue foram realizadas, e os exames apontaram a doença.

Toxoplasmose

A toxoplasmose, cujo nome popular é doença de gato, é uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, a doença pode ocorrer pela ingestão de oocistos [onde o parasita se desenvolve] provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminadas com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro; ou por intermédio de infecção transplancentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriam a infecção durante a gravidez.

Prevenção

A Sociedade Brasileira de Infectologia lista algumas medidas de prevenção:
  • Não ingerir carnes cruas ou malcozidas;
  • Comer apenas vegetais e frutas bem lavados em água corrente;
  • Evitar contato com fezes de gato. As gestantes, além de evitar o contato com gatos, devem submeter-se a adequado acompanhamento médico (pré-natal). Alguns países obtiveram sucesso na prevenção da contaminação intrauterina fazendo testes laboratoriais em todas as gestantes;
  • Em pessoas com deficiência imunológica a prevenção pode ser necessária com o uso de medicação dependendo de uma análise individual de cada caso.
     
    SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário