quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Os dados impressionantes e curiosos dos portos e aeroportos brasileiros

ORDEM E PROGRESSO .

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ACORDA BRASIL MUDA .
ANTES QUE SEJA TARDE DEMAIS .

Marco Antonio Marques .

Os Projetos EAS jamais se tornarão uma realidade por falta de recursos financeiros e lamentável  a inteligencia dos governantes mundias .
Todos estão em busca de alternativas sustentáveis para o setor elétrico mundial e não conseguem apresentar nada inovador que ironia .
Os Projetos EAS Energia Auto Sustentável sem utilização de represas e baixíssimo consumo de água ecologicamente correto com zero impacto ambiental .
Não tem limites único no mundo para os projetos totalmente inovador para gerar muita energia elétrica auto sustentável que poderá ser utilizado em muitos países basta ter um pouco de água com total preservação do meio ambiente , estamos perdendo um precioso tempo .
Projetos EAS precisa urgentemente de investidores vamos trabalhar juntos a nível mundial .
Porto Alegre RS Brasil .    

Fonte de informação .

G1 globo.com

Os dados impressionantes e curiosos dos portos e aeroportos brasileiros

Modais são responsáveis por transportarem milhões de toneladas de mercadorias por ano.

Os dados impressionantes e curiosos dos portos e aeroportos brasileirosOs dados impressionantes e curiosos dos portos e aeroportos brasileiros
Por Em Movimento
 
Você sabia que o Brasil é o segundo país do mundo com mais aeroportos? E que o porto mais importante da América Latina fica no país? Essas são algumas das curiosidades sobre os modais aeroviário e aquaviário, responsáveis pelo transporte de milhões de toneladas de mercadorias e materiais.
Só dos portos brasileiros saem cerca de 900 milhões de toneladas de mercadorias por ano, enquanto os aeroportos ficam em torno de 1 milhão. Por isso, o investimento na melhoria da infraestrutura é fundamental. “Em países mais desenvolvidos você vê o uso da intermodalidade (diferentes tipos de transporte). No caso do Brasil, isso acontece pouco, até pela carência dos modais”, comenta o Diretor Executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista.
Confira algumas curiosidades dos aeroportos e portos brasileiros:

AEROPORTOS

- Segundo do mundo
O Brasil conta com 2.457 aeródromos registrados, incluindo grandes, médios e pequenos terminais. É o segundo país no mundo em número de aeroportos, atrás apenas dos Estados Unidos.
- Público e privado
589 desses aeroportos são públicos. A Infraero administra 54, 10 estão concedidos para a iniciativa privada e quatro funcionam sob autorização. Com o último leilão de aeroportos do país, a estimativa é que os terminais privados se tornem os responsáveis por 60% dos passageiros do Brasil.
- Sudeste na liderança
Dois cinco aeroportos mais movimentados do país, quatro estão na região Sudeste. Pela ordem, no top 5 estão: Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, Brasília, no Distrito Federal, Galeão, no Rio de Janeiro, e Confins, em Minas Gerais.
- Todos a bordo
Até setembro de 2017, o Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), o mais movimentado do país, havia recebido 27,6 milhões de passageiros. É como se toda a população dos estados da região Sul tivesse viajado por ele.
- Arriba
O aeroporto paulista era o mais movimentado da América Latina até 2016, quando perdeu o posto para o Aeroporto Internacional Benito Juarez, da Cidade do México, no México.
- Top 5 cargas
Os cinco principais aeroportos para o transporte de cargas no Brasil são Guarulhos, Viracopos, em Campinas, Manaus, no Amazonas, Galeão, no Rio de Janeiro, e Brasília.
- Menos de 3 botijões
O aeroporto que menos movimentou carga no país foi o de Eirunepé, no Amazonas, com apenas 36 quilos. Isso equivale a um pouco menos que o peso de três botijões de gás vazios.
- Ônibus vazio
No Amazonas também fica o de menor movimentação de passageiros. O Aeroporto de Borba teve apenas 28 passageiros esse ano.
- Última chamada
O Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, é o de menor movimentação de passageiros em uma capital brasileira. Em 2017, apenas 34.117 pessoas passaram por ele. Isso é menos do que a média diária de Guarulhos.

PORTOS

- 800 milhões de toneladas
A movimentação total de cargas por via marítima no Brasil de janeiro a setembro de 2017 foi de 800 milhões de toneladas, segundo levantamento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Esse valor representa a quantidade de peixe e carne que a população mundial come por ano.
- Portos públicos
O Brasil possui 37 portos públicos organizados. Aí estão inclusos os administrados pela União, como os das Companhias Docas, delegados a municípios, estados ou consórcios públicos.
- O mais importante
O porto público mais movimentado do Brasil é disparado o de Santos, em São Paulo. Até agosto de 2017, ele havia movimentado 69,7 milhões de toneladas de carga, segundo o portal WebPortos, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Isso é pouco mais que o dobro do segundo colocado, o Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro. Já o principal porto privado brasileiro é o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão, que movimentou 121 milhões de toneladas esse ano.
- Nem somados
Os outros portos que completam os cinco primeiros são os de Paranaguá, no Paraná, Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e de Suape, em Pernambuco. Uma curiosidade é que nem se forem somadas as movimentações desses três portos em 2017 o valor chega ao que passou pelo porto de Santos.
- Base econômica
A importância do Porto de Santos para o Brasil é enorme, pois por ele passam 1/4 das trocas comerciais brasileiras. Ele também é o maior da América Latina e o 39º porto mais movimentado do mundo em contêineres.
- Contêineres e soja
O maior movimento nos portos públicos do país é de contêineres com diversas mercadorias, que até agosto havia movimentado 47,7 milhões de toneladas. Em segundo está a soja.
- Estrada molhada
O maior trecho navegável do Brasil é a Hidrovia de São Francisco, com 2.354 quilômetros de extensão. Se fosse uma estrada, a hidrovia seria a 10ª maior do país.
- Fim do glamour?
O Brasil já foi uma grande aposta das companhias de cruzeiros, mas teve uma queda drástica nos últimos anos. Na temporada 2009/2010, 20 navios estiveram no país. Para a 2017/2018 serão apenas seis embarcações.
- Menor país na Copa a bordo
Apenas 358 mil pessoas viajaram em navios de cruzeiro no Brasil na temporada 2016/2017. Em comparação, isso é apenas 28 mil pessoas a mais do que a população do menor país a se classificar para uma Copa do Mundo, a Islândia.
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